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O verão é a estação do ano muito conhecida pelas suas altas temperaturas e pelos seus dias serem mais longos e suas noites mais curtas. Características em que o corpo sofre para manter-se em uma temperatura normal e por perder mais líquido e sais pelo aumento do suor. Muitas vezes, o calor provoca sensações como tonturas, fadiga e sonolência, deixando o metabolismo mais prejudicado. Por isso, é importante ficar atento ao tipo e qualidade dos alimentos consumidos nessa época.

Pensando nisso, a nutricionista do Covabra Supermercados, Maria Fernanda Kawabata, preparou sugestões de receitas leves e fáceis de preparar, utilizando saladas frescas, frutas naturais e carnes magras.

“Refeições mais leves e saudáveis oferecem ao nosso organismo os nutrientes necessários para o bom funcionamento de nosso corpo, ajudando a nos sentirmos melhor, com mais disposição. É importante também optar por alimentos da estação, por serem mais frescos e nutritivos e com preços acessíveis”, explica Maria Fernanda Kawabata.

Entre os alimentos sugeridos pela nutricionista estão a abóbora, abobrinha, agrião, alcachofra, alho, batata-doce, berinjela, cenoura, chicória (escarola), chuchu, jiló, mandioca, milho verde, moyashi (broto de feijão), nabo, pimentão, quiabo, rabanete e repolho. Das frutas, ela destaca o abacaxi, abacate, ameixa, banana, caju, coco, figo, goiaba, jaca, laranja, limão, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, pera e uva.

Veja abaixo combinações para preparar pratos saudáveis e nutritivos

– Mix de folhas frescas com manga e frango desfiado;

– Repolho e acelga fatiados com abacaxi e pedaços de gengibre;

– Alface americana com croutons caseiros integrais e pedaços de frango;

– Broto feijão (moyashi) com tomate cereja, cebolinha, limão e azeite;

– Mix de folhas com abacate, tomate e limão;

– Berinjela, cenoura, pimentão e alho ao forno;

– Alface com atum, cebola roxa, abobrinha e tomate;

– Chuchu cozido com ovo picado;

– Grão de bico com tomate, cebola e cenoura ralada;

– Mix de folhas com damasco e nuts picados;

– Tomate, queijo branco, manjericão e azeite.

– Queijo com nuts, azeite e manga.

Em relação às quantias individuais, as saladas de folhas podem servir um prato cheio; as proteínas como atum, frango e queijo, devem ser entre 100 a 120g; os ovos devem ser duas unidades; os nuts não devem passar uma palma de mão cheia; os queijos podem ser cottage, ricota, minas light ou mussarela de búfala; os croutons não devem passar uma palma de mão cheia.

“É importante reforçar que essas quantias são para porções moderadas. A quantidade sempre dependerá do objetivo e do físico da pessoa. O ideal, é sempre consultar um profissional nutricionista para auxiliar no cálculo correto das porções”, reforça Maria Fernanda Kawabata.

Sucos

No verão, combinar frutas da época é uma das formas de manter o corpo hidratado. Veja abaixo sugestões de sucos de frutas naturais para enfrentar o calor.

– Laranja, cenoura e mamão;

– Melão com abacaxi e hortelã;

– Beterraba com cenoura e laranja;

– Manga com limão e gengibre;

– Morango com beterraba e cenoura;

– Abacaxi com couve e gengibre;

– Limão com maracujá.

“Não espere ter sede para beber água. Mantenha garrafinhas e copos de água natural durante o dia todo, evitando beber grandes quantidades de uma vez só. Você pode complementar a hidratação com chás naturais, água de coco ou até mesmo os sucos mais leves. Mas nada substitui a água natural. Outra opção é preparar águas saborizadas usando frutas como limão, abacaxi, laranja, uvas e ervas frescas como gengibre, hortelã e manjericão”, complementa Maria Fernanda.

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