A chegada da Primavera e os dias quentes pedem bebidas mais refrescantes e leves ao paladar. Para os apreciadores de vinhos, é uma excelente época para explorar rótulos compostos por uvas com uma acidez um pouco mais acentuada e que harmonizem com a estação das flores.

O sommelier Jonas Martins, gerente comercial da MMV Importadora, diz que a nova estação pede vinhos que possam ser servidos gelados. Desta maneira, a Primavera é ideal para o consumo de vinhos brancos, rosé e espumantes.

“Espumantes, brancos e rosés precisam ser consumidos gelados por ter a acidez como sua característica principal, e a temperatura baixa amplia a sensação de frescor quando consumido”, afirma Martins.

Ainda segundo o sommelier, uma das razões para o maior frescor e acidez nesses vinhos é a falta de tanino em sua composição. O tanino no vinho tinto vem do contato com a casca durante o processo de fermentação e os vinhos brancos e rosés fermentam sem a casca da uva. Assim, quanto mais jovem melhor o vinho, pois isso envidência a principal característica deles, que é o frescor.