WhatsApp Image 2021-02-24 at 06.16.49 (1)

Foi ao ar, no último final de semana, o vídeo patrocinado pelo edital “Sabores, saberes e fazeres” da Aldir Blanc no qual a curandeira-cozinheira Kelly Nascimento ensina a receita indígena tradicional do peixe frito no óleo de bati com farofa de bati e macaxeira, servidos na telha.

No vídeo, Kelly fala sobre o fruto bati e a extração artesanal de seu óleo feita pelas comunidades remanescentes indígenas do Nordeste. Valorizando a cultura popular, ela também fala sobre a pesca em Ponta-do-mato e a tradição das telhas para servir. Segue o vídeo:
https://youtu.be/Rp4p2_ECdu4

Ainda no final-de-semana do Carnaval, foi ao ar o vídeo patrocinado pela lei Aldir Blanc no qual a curandeira e cozinheira Kelly Nascimento conta a história de suas avó e bisavó, curandeiras de Ponta do Mato, comunidade rural periférica a Ceará-mirim. As histórias de Kelly Nascimento versam sobre a sua experiência quando criança, uma vez que cresceu presenciando suas avós realizarem curas, bênçãos e assistência ao parto na comunidade.

WhatsApp Image 2021-02-24 at 06.16.49

No vídeo, Kelly faz um apelo para que os jovens não deixem morrer as tradições culturais do lugar. “Toda essa geração mais velha aqui em Ponta do Mato veio ao mundo pelas mãos de Mãezinha, minha avó”, ela diz.
Hoje, Kelly segue a tradição de sua linhagem, com o exercício da curanderia na mesma comunidade. Segue o vídeo:
https://youtu.be/dKLDy_Fw_Ng

Comentários do Facebook

Deixe um comentário