A Páscoa é uma data especial e deliciosa para amantes de peixes, principalmente o bacalhau e, claro, para os chocólatras, que consomem chocolate de todos os tipos, sendo os mais consumidos o ao leite, amargo e branco. Pensando nesta data, Cibele Siqueira e Paula Daidone, sommelières da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, dão dicas bem legais e deliciosas para harmonizar vinhos e espumantes com esses pratos e sobremesas tradicionais para a Páscoa.

Bacalhau 

Mesmo sendo um peixe, a harmonização nem sempre é feita com vinho branco. Os ingredientes que compõem a receita e o modo de preparo são quem vão ditar o tipo de vinho.

Um lombo de bacalhau assado, por exemplo, por conta de sua textura fibrosa, suporta um tinto, pois os taninos ajudam a romper as fibras e a mastigação fica mais delicada. Para acompanhar, o vinho Pedro Teixeira Colheita Selecionada Bairrada D.O.C 2018 é uma ótima pedida.

Link com preço e ficha técnica: 

https://www.wine.com.br/vinhos/pedro-teixeira-colheita-selecionada-bairrada-d-o-c-2018/prod22776.html

Mas se você estiver pensando em fazer um bacalhau com natas, uma receita que pode levar molho branco, este prato vai bem com vinho branco de textura untuosa. Neste caso, o Ropiteau Frères A.O.C. Coteaux Bourguignons Chardonnay 2016 é uma boa opção.

Link com preço e ficha técnica:

https://www.wine.com.br/vinhos/ropiteau-freres-a-o-c–coteaux-bourguignons-chardonnay-2016/prod20286.html

O que também é comum na Páscoa é a salada de bacalhau ou bolinho de bacalhau. Receitas tradicionais e que harmonizam com um rótulo branco, leve e com boa acidez. Para estes pratos a dica é o Terras de Estremoz Regional Alentejano Branco 2019.

Link com preço e ficha técnica: 

https://www.wine.com.br/vinhos/terras-de-estremoz-regional-alentejano-branco-2019/prod24369.html

Chocolate ao leite 

O chocolate ao leite é doce e gorduroso, pois tem uma porcentagem baixa de cacau e alta de açúcar. No caso dos brasileiros, gordura vegetal. Neste cenário, a opção de escolha pode ser por vinhos tintos leves, frutados e com baixo teor alcoólico, como Gamay, Merlot e Grenache. Indo para os vinhos brancos, optem por maduros e com um toque leve de carvalho, como Viognier, Chardonnay e Pinot Gris. Já na Espumante opte pela uva Moscatel. Na linha dos vinhos de sobremesa, vão bem o Porto Ruby jovem e o espanhol PX. Para harmonizar com chocolate ao leite ao Wine indica dois vinhos: O Esteban Martín D.O.P. Cariñena Garnacha Syrah Tinto 2019 (https://www.wine.com.br/vinhos/esteban-martin-d-o-p–carinena-garnacha-syrah-tinto-2019/prod25123.html) e o Partridge Unfiltered Pinot Gris 2020 (https://www.wine.com.br/vinhos/partridge-unfiltered-pinot-gris-2020/prod25483.html).

Chocolate amargo 

Chocolates com mais de 65% de cacau são intensos e apresentam notas torradas e terrosas. Opções de vinhos para consumir com este tipo de chocolate devem ser os tintos, encorpados, com taninos redondos e frutados. Uma escolha óbvia são os modelos tintos para sobremesa, como os portugueses Porto e Madeira; Banyuls, de Languedoc e Roussilion, no Sul de França. É recomendado exemplares com alguma idade. A evolução amacia o tanino e agrega aromas mais complexos.

Vinho tinto seco de casta tânica é uma possibilidade audaciosa, mas que alcança belo feito. Cabernet Sauvignon, Syrah, Malbec e Tannat são uvas que pedem por um acompanhamento de sabor intenso. E o chocolate amargo e escuro entrega isso. Os taninos do vinho devem estar bem assimilados, para que não crie amargura. Vinhos com o teor de açúcar residual um pouquinho maior ou com fruta mais doce, podem ajudar a suavizar a amargura dos taninos do chocolate. Para acompanhar um chocolate amarga, as dicas são o Porto Burmester Tawny (https://www.wine.com.br/vinhos/porto-burmester-tawny/prod14711.html) e o Dancing Flame Ojos Del Salado D.O. Valle Central Shiraz 2020 (https://www.wine.com.br/vinhos/dancing-flame-ojos-del-salado-d-o–valle-central-shiraz-2020/prod25438.html).

Chocolate branco 

O chocolate branco é doce, macio e untuoso. Ele pede por um vinho que se assemelhe na doçura e textura, principalmente, vinhos brancos com doçura para equilibrar o sabor do chocolate. Além disso, rótulos com acidez média/alta para limpar a untuosidade e com textura cremosa e amanteigada, igualando o peso do chocolate. Podem ser exemplares bem doces, como Moscatel ou de castas aromáticas, como Riesling (ao estilo Mosel), Viognier e até Torrontés (com açúcar residual elevado). Se a ideia é harmonizar chocolate branco as dicas são o Espumante Veuve D`Argent Blanc De Blancs Demi-Sec (https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-veuve-d-argent-blanc-de-blancs-demi-sec/prod8468.html), o El Bautismo Blend De Blancas Dulces 2020 (https://www.wine.com.br/vinhos/el-bautismo-blend-de-blancas-dulces-2020/prod25434.htm) e o Calyptra Sol V. L. H. Sauvignon Blanc 2010 375ml (https://www.wine.com.br/vinhos/calyptra-sol-v-l-h-sauvignon-blanc-2010-375ml/prod18412.html).

Além destes rótulos indicados aqui, a Wine estará com uma sessão especial no site e que vai direcionar para esses outros exemplares para essa Páscoa. Acesse https://www.wine.com.br/.