Salteados, crus, refogados e até mesmo secos, os cogumelos são cada vez mais pesquisados e consumidos por seus importantes benefícios à saúde. Famosos por seu sabor suculento, os mais populares no Brasil são o paris (ou champignon), o portobello, o shimeji e o shiitake.

A nutricionista do Comitê Umami, Marilia Zagato, afirma que o ingrediente adiciona fibras e minerais às mais variadas receitas. “Eles são alimentos muito versáteis na cozinha, pois vão muito bem em uma refeição diária ou em um prato mais elaborado. Também ajudam a cumprir algumas recomendações básicas para uma dieta equilibrada, conferindo ganhos nutricionais”, explica a especialista.

Por ser um alimento com nutrientes importantes, Marilia listou cinco razões pelas quais os cogumelos merecem estar presentes nas refeições.

Fonte de fibras
Os cogumelos são fonte de fibras alimentares essenciais para o bem-estar do organismo. As fibras estão ligadas a várias contribuições à saúde, incluindo o bom funcionamento do intestino, a diminuição do colesterol “ruim” e também ajudam a dar mais saciedade nas refeições.

São deliciosos
Além de nutritivos, os cogumelos também são muito saborosos. Por conter glutamato naturalmente, oferecem um sabor especial às preparações, conferindo o gosto umami. Esse gosto pode ser qualificado como profundo e duradouro devido à sensação prolongada que produz na boca. Alimentos ricos em umami são capazes de proporcionar muitos benefícios, entre eles, o aumento da salivação e o prolongamento do sabor, que interferem diretamente na aceitação alimentar, na manutenção da higiene bucal e na digestão de proteínas.

Propriedades anti-inflamatórias
Por conferirem propriedades antioxidantes, os cogumelos podem ajudar na diminuição de inflamações em todo o corpo. Os antioxidantes combatem os radicais livres, que contribuem para o envelhecimento precoce e o possível surgimento de doenças.

Contêm minerais
Os cogumelos contêm alguns minerais, como potássio e fósforo, e em menor quantidade zinco e magnésio. Incluir esses nutrientes na alimentação auxilia no bom funcionamento do organismo.