Acreditar que alimentos integrais são muito melhores que os normais pode estar prejudicando o seu emagrecimento. Mas os alimentos integrais não são mais saudáveis? Sim, eles são, mas podem esconder armadilhas também. ⠀ ⠀

São mais saudáveis porque possuem mais fibras que geram mais saciedade e possuem menor índice glicêmico, ou seja, o açúcar desses alimentos é absorvido mais lentamente. ⠀ ⠀

No entanto, a maioria dos alimentos integrais possui a praticamente a mesma  quantidade de calorias e carboidratos (açúcar) que os alimentos normais. Se a troca ocorrer sem preocupação com a quantidade ingerida, provavelmente haverá pouquíssima diferença no peso e no controle do diabetes. ⠀ ⠀

Além disso, muitos alimentos que parecem “integrais” como pães e biscoitos, possuem em sua composição uma proporção muito maior de farinha branca do que de farinha integral. Uma estratégia utilizada pela indústria para você consumir um alimento “supostamente” mais saudável em maior quantidade. ⠀ ⠀

Na minha opinião, o maior problema é que as pessoas imaginam que, por se tratar de um alimento mais saudável, podem consumir em grandes quantidades. E aí que mora o perigo. ⠀Então trocar alimentos normais por integrais é suficiente para emagrecer ou ter um melhor controle do diabetes? A resposta é não. ⠀ ⠀

Mais importante que trocar o normal pelo integral é ter atenção à quantidade e qualidade do que está sendo consumindo. Prefira alimentos in natura e evite os industrializados. E se você ama o seu pãozinho ou arroz normal, se preocupe mais com a quantidade e com a frequência que você consome do que com a troca pelo integral, ok? Legumes, verduras, frutas, grãos e proteínas de boa qualidade são sempre as melhores escolhas.

Fonte: Bodytech

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