Healthy Chef Dani Faria Lima ensina forma para valorizar ainda mais o sabor dos ingredientes

Um corte bem feito muda a experiência do sabor do alimento na boca e o visual dos ingredientes no prato. Foi pensando nisso que a Chef Dani Faria Lima, especialista em alimentação saudável, separou as principais técnicas de corte para valorizar qualquer receita.

O primeiro passo é selecionar o utensílio certo. “A melhor faca é aquela que você se sente mais segura e confortável em manusear. Além disso, um bom amolador também é muito importante para manter a faca preferida amolada, além de não comprometer e dificultar o trabalho de cortar”, explica a Chef Dani.

Alguns cortes muito usados em restaurantes e por chefs em todo o mundo podem ser reproduzidos em casa para mudar o sabor e apresentação dos pratos à mesa.

Chiffonade – Quando se corta o alimento em tiras bem fininhas. Geralmente indicado para folhas como couve, acelga, repolho e usado também para alho porró, rodelas de cebola, rodelinhas de tomate etc. “A experiência de paladar com tiras finas é mais delicada, se apresenta de uma forma mais sutil e se envolve com os outros ingredientes, construindo novos sabores na boca”, explica a especialista.

Julienne – Corte do alimento em palitos finos. Indicado para cenoura, chuchu, abobrinha, pepino etc. “Pode ser usado para servir esses legumes como aperitivos, com molhos. Também é interessante para fazer salteado com azeite, manteiga ou óleo de coco para acompanhar um peixe ou enfeitar pratos diferentes”, revela a Chef Dani.

Brunoise – Partindo da Julienne, essa técnica corta os palitos em cubos pequenos e iguais. Muito usado para legumes e tubérculos como cenoura, abobrinha, abóbora, chuchu, inhame etc. “Sempre uso essa técnica para fazer o tradicional vinagrete e todo mundo pergunta se uso alguma coisa especial para temperar, porque o sabor fica diferente”, conta.

O mais importante, segundo a especialista, é experimentar os alimentos com cada tipo de corte para vivenciar essa construção de sabores a partir da integração de cada ingrediente da receita.

Chef Dani Faria Lima – Healthy Chef especialista em alimentação saudável, formada pelo Natural Gourmet Institute, em Nova York, também foi aluna do Chef Jamie Oliver, em Londres, além de muitos cursos e workshops pelo Brasil. Dani tem 37 anos e atua há 3 criando e ensinando receitas saudáveis, substituições para cardápios com restrição alimentar e consultorias de alimentação para bem-estar, com diversos cases de sucesso de melhoria de problemas de saúde apenas com mudanças na relação com a comida.