Quem gosta de cozinhar já percebeu que tempero é tudo nessa vida! Difícil imaginar um prato gostoso e saudável saindo da cozinha sem um bom refogado, ervas, pimenta e outras especiarias que garantem o paladar e o perfume das comidas, sejam elas quais forem. Pensando nisso, nós pedimos a ajuda da Imanuelly Borchardt, nutricionista do Grupo Oncoclínicas e doutoranda em Ciências Nutricionais (UFRJ), para listar cinco temperos com potentes ativos saudáveis e que merecem um lugar especial no seu armário. Mas antes a nutri lembra que eles sozinhos não garantem efeitos positivos. O ideal é seguir uma alimentação saudável em geral.

Alho
Ele é um queridinho e ator principal de um bom feijão com arro. O alho é um potente anti-inflamatório, antioxidante, antibacteriano (por isso conserva carnes), especialmente quando consumido cru em molhos de saladas. Se for aquecer, use fogo baixo e não deixe que ele fique muito dourado. Mais branquinho, ele preserva mais as propriedades. Dica: processe o alho com azeite e sal e armazene esta mistura na geladeira.

Pimenta
Antioxidante, antibacteriano, anti-inflamatório e pode ajudar a diminuir dores musculares. A pimenta ajuda também no processo de liberação de muco, que é a primeira barreira física de proteção no trato gastrointestinal. Quem tem úlceras e hemorroidas deve ter cuidado.

Manjericão
Ele é bastante usado na dieta mediterrânea, muito aromático, também cumpre ações anti-inflamatórias, diminui gases e previne o câncer, podendo ajudar ainda na digestão de gorduras.

Gengibre
Uma raiz riquíssima em vários compostos químicos com múltiplas atividades biológicas, como anti-inflamatória e neuroprotetora. Ele protege o sistema respiratório e é anti-náuseas. Pode ser usado para aromatizar água, chás, sucos, saladas e assados.

Açafrão
Outro potente anti-inflamatório, o açafrão pode ser considerado anticâncer e ainda ajuda nas doenças reumatológicas por diminuir inflamações no sistema digestivo. Seus compostos ativos podem interagir em locais específicos no corpo. A cúrcuma (um dos compostos do açafrão) é muito comum nas dietas indiana e nepalesa e está relacionada a diminuição de doenças quando faz parte da rotina da alimentar das pessoas. Dica: seus ativos são intensificados quando combinados às pimentas.