araucaria-5329772_960_720

Você conhece ou já experimentou o pinhão? Pedimos ajuda à nutróloga Karla Confessor, pós-graduada pela ABRAN, para contar um pouquinho sobre esse alimento rico em diversos nutrientes e com múltiplos benefícios. Essa semente legitimamente brasileira tem centenas e centenas de anos e vem da Araucária, árvore nativa e de muita relevância econômica e cultural no sul e sudeste do Brasil. É um alimento rico em nutrientes para o organismo como fibras, amido resistente, proteínas e minerais essenciais como ferro, potássio, cálcio, magnésio, zinco e também vitamina C. Os benefícios do pinhão para a saúde são muitos, vamos falar sobre eles?

Os benefícios do pinhão

Rico em potássio e ômega 3, o pinhão tem efeito cardioprotetor, contribui para a saciedade, já que contém muitas fibras e ácido linoleico, que atua na supressão da fome. O pinhão apresenta um baixo índice glicêmico, ou seja, não eleva a glicemia rapidamente devido ao amido resistente e às fibras. É uma opção saudável para quem tem diabetes porque contém fibras, gorduras boas e aminoácidos que contribuem para evitar os picos glicêmicos no sangue. Por ser rico em vitaminas do complexo B, contribui para o bom funcionamento cerebral e tem luteína, que faz bem para os olhos, diminuindo os riscos de desenvolver catarata.

Como preparar?

O pinhão geralmente é consumido cozido ou assado na brasa, mas pode ser adicionado a diversas receitas culinárias. O ideal é cozinhar de 30 a 40 minutos em uma panela de pressão com pouca água e sal e depois de esfriar retirar a casca para consumir. Na forma de farinha substitui a de trigo e faz parte de preparações como pães, bolos e biscoitos. Para isso, basta triturar o alimento em um processador. É uma boa opção para pessoas com doença celíaca, já que não possui glúten.

E aquela receita delícia com pinhão? Temos sim!

Bolo de Pinhão

Ingredientes:

5 ovos

1 ½ xícara de pinhão cozido, descascado e moído (sem sal)

1 xícara de coco ralado sem açúcar;

3 colheres (sopa) de manteiga ghee

1 xícara de leite vegetal

½ xícara de xilitol (Pode utilizar outro açúcar ou adoçante de sua preferência)

1 colher (sobremesa) de fermento

Modo de preparo:            

No liquidificador, adicione os ovos e o pinhão e bata até formar um creme. Transfira a mistura para o recipiente da batedeira. Em seguida, bata no liquidificador o coco ralado com o leite e a manteiga. Na batedeira, bata as duas misturas acima e vá adicionando o xilitol aos poucos. A massa deve ficar em ponto mole, mas não líquida. Se necessário, adicione mais leite ou coco ralado para chegar ao ponto. Por último, adicione o fermento e misture bem. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C e asse por aproximadamente 35 minutos.

Fonte: BodyTech