Talvez a pergunta ideal seria: O que é sexualidade? Respondendo a essa indagação, poderemos compreender a importância de falar no assunto.
A sexualidade é um termo que imediatamente associamos ao sexo, mas você já imaginou tudo o que a sexualidade humana realmente engloba? Já pensou que o termo vai muito mais além do que você supõe? Imagina o quanto ela está presente em nossa vida?
A sexualidade é um aspecto central do ser humano ao longo de toda a vida e engloba o sexo, identidades e papéis de gênero, orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução. Ela é experimentada e expressada através de pensamentos, de ações, de desejos e de fantasias… começa a entender melhor porque precisamos falar de sexualidade?
Você pode tentar uma forma interessante para compreender a sexualidade: substitua a palavra por vida. Quando nascemos, entramos em contato com o mundo que nos cerca e percebemos o quanto é importante nos relacionarmos com ele. A sexualidade é uma espécie de energia que nos impulsiona para este contato, constituindo-se uma questão fundamental da nossa personalidade. Sexualidade é vida…
A sexualidade nos remete a um universo onde tudo é relativo, pessoal e muitas vezes paradoxal. Pode-se dizer que é o traço mais íntimo do ser humano e como tal, se manifesta diferentemente em cada sujeito, de acordo com a realidade e as experiências vivenciadas pelo mesmo. Ninguém vive a sexualidade da mesma forma. A unicidade é a sua marca. Sexualidade é ser…
A sexualidade é experimentada por todos nós e não necessita de ter o sexo incluído. Ela se define pela busca de prazeres, sendo estes não apenas os explicitamente sexuais. Sentimos prazer em tantas coisas… uma boa leitura, um filme emocionante, uma comida saborosa, uma conversa gostosa. Sexualidade é toque, olhar, cheiro, escuta. Sexualidade é sentir… sexualidade é prazer…
Seja qual for a sua visão íntima sobre o assunto, é interessante que se possa manter uma relação de compreensão e aceitação de sua própria sexualidade: autoconhecimento é tudo! Esclareça dúvidas, seja capaz de se sentir à vontade com seus desejos e sensações. Sexualidade é para gerar uma experiência positiva e saudável. Sexualidade é saúde…
Portanto, que fique claro que há uma sexualidade exclusiva para todas as pessoas que determina como elas vivem o prazer. Existem tantas sexualidades quanto existem indivíduos, cada um com suas peculiaridades, que são determinadas pela personalidade, pelo conhecimento e pela experiência individual. Compreendendo isso, podemos nos livrar do considerado como “normal” e, assim, levar a sexualidade à nossa própria maneira, sem medo e sem culpa, sem censura ou pressão, explorando e desfrutando-a com saúde, segurança e muito prazer.

Comentários do Facebook

Deixe um comentário

WordPress spam blocked by CleanTalk.