Pois é, durante mais de duas décadas de consultório na área da psicologia, eu escutava queixas que, na maioria das vezes eram de ordem relacional. O que me chamava a atenção era que, em algum momento da terapia, uma dificuldade sexual aparecia no discurso do cliente. Eu não me sentia totalmente capacitada para ajudar aquele sujeito e queria ajudá-lo. Essa foi minha maior motivação: poder ajudar meus pacientes a cuidarem da saúde sexual que, na minha humilde opinião, nunca está desvinculada das questões relacionais. Procurei formação na área, comecei a estudar e me apaixonei pela temática porque, logo de início, percebi a dimensão da palavra sexualidade e a importância fundamental dela na vida do ser humano.
O que seria então uma dificuldade sexual? Para mim, é qualquer situação, pensamento, sentimento, sensação, comportamento etc. que impede a vivência plena da sexualidade. Então, acredito que todos nós, em algum momento, seremos surpreendidos por uma dificuldade sexual. A nossa sexualidade está diretamente ligada e influenciada pelo nosso jeito de pensar, de sentir, de agir. Por isso, as dificuldades aparecem e, muitas vezes não compreendemos os porquês e tão pouco “como” resolver.
Se você está lendo esse texto nesse momento, pode talvez estar buscando em sua mente, uma resposta para a questão: “Eu tenho alguma dificuldade sexual?”. Pois é, quem sabe trocando a forma de perguntar, você acesse melhor sua resposta: “Eu vivencio plenamente a minha sexualidade?”
Se houver um “não” na sua resposta, continue se questionando… Existem da minha parte, crenças limitantes, mentiras que são verdades, verdades que são mentiras, bloqueios, tabus em relação ao assunto? Se sim, o que posso fazer para cuidar dessas dificuldades? Desejo cuidar dessas dificuldades?
O que posso dizer com segurança é que vale a pena dar atenção ao cuidado com a saúde sexual… Gozar a vida, gozar na vida é muito importante. Entre em contato com essas questões. Procure ajuda especializada, cuide-se!

Comentários do Facebook

Deixe um comentário

WordPress spam blocked by CleanTalk.