Como assim falhar na hora H? Homem que é homem nunca falha! Você também acredita nesta crença? Este mito provocou mais “falhas” do que nenhuma outra causa conhecida. Você não tem ideia da dimensão dos problemas psicológicos causados por essa imposição desumana sobre o que é “ser homem”? Não ter uma ereção seria realmente uma falha? Seria uma prova de ausência de masculinidade? E o que seria masculinidade?
Precisamos falar sobre a aprendizagem machista sobre o sexo: os homens acreditam que devem funcionar sexualmente diante de qualquer condição, com qualquer pessoa e qualquer custo. A verdade é que precisam compreender que as coisas não são bem assim. São tantos fatores que podem dificultar uma ereção… Ter desejo pela parceira(o) é um primeiro requisito para ficarem eretos. Além disso, as condições ambientais e orgânicas nas quais essa relação aconteça devem ser propícias. Homens, então, assim como as mulheres, estão sujeitos a funcionar melhor ou pior a depender da parceira(o), do local ou do uso de alguma medicação ou substância psicoativa.
A verdade é que quem nunca falhou que atire um comprimido de Viagra. O homem adulto normal costuma ter uma “falha” erétil em cada cinco ou seis tentativas de coito. A estimativa é de que cerca de 50% dos homens brasileiros convivam com algum nível de disfunção erétil. Mas atenção: a famosa ‘brochada’ não significa necessariamente que você tem algum problema: Uma simples preocupação, uma distração no momento da máxima tensão, é suficiente para provocar a perda da ereção situacional. O problema é quando vira um episódio recorrente, que sinaliza algum distúrbio físico ou psicológico. Aí sim, é preciso procurar ajuda especializada.
Como se pode ver, as razões para o problema são variadas e na maioria das vezes não têm nada a ver com falta de desejo pela pessoa que está ao seu lado. A ansiedade é a principal vilã nesta história. Ela pode fazer com que o “melhor amigo do homem” fique acanhado, tímido, inibido. A ansiedade libera adrenalina, hormônio que impede o fluxo de sangue para o pênis, deixando-o flácido, dá para entender? Costumo dizer que a ansiedade é inimiga do sexo…
E aí vem o chamado ‘temor de desempenho’. Por alguma situação de estresse, você pode não estar bem para fazer sexo, mas aí não se respeita, força a barra, insiste e “falha”. Isso pode gerar, inclusive, um ciclo vicioso. Na próxima vez, você vai transar para se testar. E ansioso de novo, pode falhar pelo medo de falhar… Já atendi diversos casos assim. O sujeito chega devastado no consultório, acreditando não ser mais capaz de “levantar”, sentindo-se um fracassado.
Digo sempre aos meus clientes de terapia sexual que perder a ereção uma ou até algumas vezes não fornece critérios suficientes para o diagnóstico de disfunção erétil. Porém, o impacto emocional da primeira perda de ereção para alguns homens pode ser catastrófico e incapacitante. Se a(o) parceira(o) reagir mal diante da perda de ereção, criticando, culpando ou se vitimizando diante do problema, a tendência é que o evento fique marcado negativamente na memória de quem perdeu a ereção.
Mas, então o que fazer no decorrer desta situação frustrante?
Em primeiro lugar, lembre-se: Falhar é normal e, acima de tudo FALHAR É HUMANO. Eu sei que o episódio é embaraçoso para você e para a parceria, mas encare com naturalidade, tenha confiança em você… Aja com naturalidade, sem fingir que nada aconteceu…
Ser homem é também aceitar-se enquanto imperfeito. O melhor então é relaxar, dar um tempinho. Que tal considerar o momento como um amasso gostoso em vez de rotulá-lo como uma transa malsucedida? Engate um papo leve, sirva uma bebidinha gelada, deixe o clima tranquilizar, namore sem cobranças…
Agora um recadinho para você, parceria homem ou mulher. Evite comentários nesse momento…. Escute seu parceiro se ele desejar falar…. Se não, chegue perto, olhe nos olhos, faça um carinho, mostre compreensão…. Esta hora pode ser uma ótima oportunidade de ter prazer de outras formas. Sabe por que? Porque a única utilidade da ereção do pênis é a penetração. O homem não precisa nem da ereção para ter seu prazer… A ejaculação pode acontecer, inclusive sem ereção!
Portanto, gente, quem aprende a lidar com a falha, raramente falha e se isso acontece, encara com a naturalidade devida e segue em frente sem medo de ser feliz na vida sexual…

Comentários do Facebook

Deixe um comentário

WordPress spam blocked by CleanTalk.