29 de março de 2024
Memória

A BARONESA DA ESPLANADA DO CASTELO

Quarto de dormir em Arles (1889) – Vincent van Gogh – Museu de Orsay, Paris

O convívio com uma figura sui generis que muito ajudou conterrâneos, depois de ter sido também migrante, deixou lembranças, e o merecido galardão de precursora  do Airbnb.

Há mais de 40 anos, Dona Rosa Brandão ainda mantinha uma verdadeira embaixada do nosso estado no Rio de Janeiro.  Um serviço de muitos clientes, que funcionou por décadas.

Solteirona, morava em apartamento de dois quartos, onde vivia nas dependências de empregada, e alugava seis vagas nos demais cômodos.

Mobília de museu, paredes já de cores indefinidas e banho com duas opções: frio ou gelado.

Prédio antigo, em endereço de respeito, na Avenida Calógeras 6, Esplanada do Castelo.

Em frente ao Aterro do Flamengo, pertinho da Cinelândia e de tudo o mais do centro da cidade, então maravilhosa.

Referência mais charmosa, a Casa Villarino, misto de boteco e delicatessen, no térreo, ponto de encontro de intelectuais e gente boêmia do naipe de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Com a migração do poder para Brasília e a demolição do Palácio Monroe,  perdeu  a freguesia dos políticos atraídos pelas verbas federais.

Saudosista dos anos mais dourados que não voltariam, manteve a fidelidade ao seu grande e único líder, Carlos Lacerda, o Corvo, de quem era ferrenha advogada póstuma, na defesa e justificativas de todos os atos praticados pelo administrador polêmico.

Quando rarearam os hóspedes estadistas, passou  a albergar estudantes. Quase todos do último ano de Medicina, estagiários na circunvizinha Santa Casa da Misericórdia.

Curiosa, perguntava sempre  por onde seus hóspedes andavam, e o que faziam. E nunca ficava satisfeita com a informação que recebia.

Achava sempre que era  uma resposta muito vaga.

Levou meses para escolher com quem faria cirurgia de catarata.

Foi a vários, até encontrar um oftalmologista que atendesse sua única exigência:  cirurgião de olhos não podia usar óculos.

Janela no estúdio (1889) – Vincent Van Gogh – Museu da Fundação Van Gogh, Amsterdã

(Reminiscências publicadas em 17/04/2019)

2 thoughts on “A BARONESA DA ESPLANADA DO CASTELO

  • Paulo Xavier trindade

    Conheci dona Rosa, pois fiz muitas visitas aos amigos ali hospedados nos anos de 1971?e 72, foi lá que conheci Joao Ururaí.

    Resposta
  • Geraldo Batista de Araújo

    O urologista passou de aprendiz a mestre na arte da escrita. É por demais salutar usufruir dos seus textos logo cedo, antes da caminhada. É o café da manhã para o espírito de quem é sensível a uma boa leitura. Parabéns para o sabido aprendiz.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *