23 de abril de 2024
Luto

Academia de Letras perde o imortal João Wilson de Melo

img_9053.jpg

Faleceu, hoje, em Natal, aos 99 anos de idade, o acadêmico João Wilson Mendes de Melo, titular da Cadeira 25, da Academia Norteriograndense de Letras.

O Historiador, escritor, poeta, humanista – disse o Presidente da ANL, Diógenes da Cunha Lima – nos deixou livros de importância cultural e sempre foi atento aos interesses de nossa Academia.

João Wilson era viúvo e deixa cinco filhos (foto), netos e bisnetos.

HOMEM DE LETRAS

João Wilson nasceu em Mossoró onde iniciou os seus estudos, transferindo-se depois para Ceará Mirim, onde concluiu o curso primário e fez o curso secundário no Colégio Santo Antônio, dos irmãos Maristas e no Atheneu Norte Rio Grandense. Bacharelou-se em Direito e Ciências Sociais pela Faculdade de Direito de Alagoas, em Maceió.

Dedicando-se à leitura dos autores brasileiros e franceses, começou desde cedo a redigir crônicas, artigos e alguns poemas que foram publicados nos jornais da época, sobretudo A República, O Diário e A Ordem. Pertenceu à Academia de Letras do Atheneu, iniciativa dos alunos do mesmo estabelecimento do ensino público estadual. Sua atividade principal foi a de professor, tendo ensinado na Escola Técnica de Comércio e no Seminário de São Pedro, em Natal, posteriormente em faculdades incorporadas à Universidade.

Figura como um dos fundadores da Escola de Serviço Social, da Faculdade de Ciências Econômicas, da qual foi diretor durante oito anos; da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, ocupando a função de vice-diretor; bem como da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, hoje Universidade Federal, UFRN, da qual é professor aposentado. É membro da Academia Norte Rio-Grandense de Letras, onde ocupa a cadeira nº 25.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *