28 de março de 2024
Livro

Aluízio Alves: homem de letras. Um escritor incontestável

Por Nélio Silveira Dias Junior, advogado 

Aluízio Alves publicou o livro: "A Primeira  Campanha Popular do Rio Grande do Norte", fruto de uma conferência que fez em 1975, no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, em homenagem aos cem anos do nascimento de José da Penha (capitão do Exército, escritor, jornalista e político).

O livro é extraordinário, de altíssimo valor histórico.

Merece ser lido e relido a qualquer tempo.

Ao apresentar as razões da conferência, Aluízio Alves explicou por que não podia faltar a importante evento:

“Primeiro, porque o destino nos fizera nascer, a José da Penha e a mim, na mesma cidade e até na mesma praça. Segundo, porque, embora escolhendo, na distância de algumas gerações, caminhos profissionais diferentes, unia-nos, atravės do tempo, a irresistível vocação para o jornalismo politico. Terceiro, porque, na separação de quase meio século, tivemos inspirações semelhantes e missões impressionantemente coincidentes, de conduzir o povo, em alvoroçadas esperanças de revoluções pelo voto, ao combate contra máquinas políticas instaladas no poder. E, por último, pela consciência que tenho, ao estudar-lhe a personalidade, os ideais, as formas de atuação política, de que também ele, não fora a morte trágica, teria sido privado de cumprir, até a plena realização, a sua bela e obstinada vocação política”
A narrativa do livro é impressionante.

A figura de José da Penha é rica (homem democrático e combativo, de espírito público inestimável) e Aluízio Alves a descreve com maestria.

Prende o leitor, do início ao fim. Ao final, depois de falar da eleição de 1913, em que José da Penha levantou o povo, com discursos empolgantes e fervorosos, contra o governo de Alberto Maranhão - cuja família estava no poder há mais de 20 anos - que apoiava a candidatura de Ferreira Chaves, Aluízio Alves fez reflexão memorável sobre o conterrâneo derrotado, vencido nunca:

“Fez da palavra uma semeadura de esperanças. Colocou-se acima do ódio morno, frio ou desesperado. Sacrificou saúde, bens, tranqüilidade. Pôs em jogo a carreira e a vida.

Quando alguns cansavam, renovava ânimos. Quando outros desistiam, ele, multiplicando energias, ocupava o espaço vazio.

Arrancou dos lares, das escolas, das oficinas, dos campos, velhos e moços, homens e mulheres, pretos e brancos, e as próprias crianças, abrindo-lhes, a todos, as perspectivas de itinerário mais nobre e mais digno.

Confiou nos que prometeram, e falharam. Não faltou, em nenhum momento, ao compromisso da sua vida.”

“Em toda a parte onde haja um prelo, uma tribuna, uma praça, há de ferver um coração patriota” (RUI BARBOSA).

2 thoughts on “Aluízio Alves: homem de letras. Um escritor incontestável

  • PedroArtur

    Um politico completo e justo , o RN jamais vai ter um cidadao politico como o GRANDE ALUIZIO ALVES e AGUINELO ALVES.

    Resposta
  • Paulo Mafra

    Um politico correto e acima do seu tempo, o RN jamais vai ter um politico o nosso Aluízio Alves.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *