24 de abril de 2024
Luto

Álvaro Alberto: um pioneiro do crédito habitacional no RN

Álvaro Alberto Souto Filgueira Barreto, pioneiro no crédito habitacional no RN, morreu na manhã de hoje, na Casa de Saúde São Lucas, onde estava internado há mais de um mês.

Engenheiro Civil, Álvaro tinha 80 anos de idade, era casado com d. Lydia Tinôco, e tinha uma filha, a engenheira Tereza Josefina Barreto, e três netos.

Álvaro foi fundador das empresas Souto Engenharia, da APERN e da CBH, as duas últimas atuando na área de crédito imobiliário, integrando o Sistema Nacional de Habitação.

Comandou, com seus irmãos, a construção do Hotel Vila do Mar, um dos primeiros da Via Costeira em Natal, e o Miami Villa, na Flórida, USA.

Neto de dois desembargadores – Horácio Barreto e Dionísio Filgueira – Álvaro era a memória viva da Natal – e suas famílias – dos anos 40, 50 e 60.

Em 1983 foi eleito Senador-suplente, na chapa do senador José Agripino.

Convivi com Álvaro nos últimos 50 anos. Era um grande amigo. Para não ser traído pela emoção e em homenagem ao amigo e sua precisão nos fatos, procurei fazer esse registro apenas com dados substantivos.

E a imagem escolhida foi de uma de nossas conversas intermináveis, está, no Santuário de Fátima, em Portugal, numa de nossas últimas viagens debaixo de um guarda-chuvas para escaparmos da neblina…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *