20 de abril de 2024
História

Aniversariante do sábado é a Academia Norteriograndense de Letras

th

A aniversariante deste sábado é a Academia Norteriograjndense de Letras, fundada há 84 anos, por Luís da Câmara Cascudo, com apenas 25 “imortais”.

Um grupo de intelectuais, tendo à frente Luís da Câmara Cascudo, fundou, em 1936, a Academia Norte-rio-grandense de Letras, com sede em Natal.

Composta inicialmente por 25 sócios, a nova instituição cultural realizou sua primeira sessão a 14 de novembro numa das salas do Instituto de Música do RN. Naquela ocasião elegeu-se a diretoria, cabendo a presidência ao poeta e escritor Henrique Castriciano. Reforma estatutária, de 1948, aumentou o número de acadêmicos para trinta, e mais tarde, em 1957, para quarenta.

O QUE FAZ A ACADEMIA

No artigo 1º dos seus estatutos, a Academia define os seus propósitos: “tem por finalidade a cultura da língua, da literatura, ciências e artes, notadamente da história, sociologia, folclore, crítica, poesia, ficção e comunicações sociais de modo geral”.

A sede própria da ANRL, situada à Rua Mipibu, nº 443, Natal, conta com biblioteca, dois auditórios, dimensionada para funcionar como um centro cultural.

Nesses tempos de pandemia, a Academia vem mantendo sua programação, assim como continua mantendo a sua sua Revista com a divulgação da produção dos seus integrantes com o objetivo de valorizar a literatura do Rio Grande do Norte.

O Presidente da Academia é o poeta Diógenes da Cunha Lima que vem exercendo o cargo ao longo dos últimos 36 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *