20 de abril de 2024
Coronavírus

Anunciado o fim do passaporte sanitário, no resto do mundo

Enquanto o  passaporte sanitário cai em Portugal, Áustria e Israel, outros países anunciam o abrandamento das restrições.

A variante Ômicron dá sinais que atingiu o pico de contaminação e os governos passam a dar mais atenção aos movimentos contra as medidas de seu enfrentamento, cujo modelo mais temível é o dos caminhoneiros canadenses, que tem abalado a sustentação política  do Premier Justin Trudeau.

O Brasil continua sem regras unificadas nacionais.

A Governadora Fátima Bezerra prorrogou o decreto com a exigência de comprovante de vacinação para entrada em estabelecimentos em todo estado, até o dia 16 de março.

Na prática, a exigência é obedecida  em  algumas  repartições públicas, no Bosque dos Namorados e na Governadoria.

Nem a recomendação para que sejam evitadas festas, tem sido acatada pelas prefeituras.

O carnaval potiguar vai de Wesley Safadão a Bel Marques.

CB5AC616-7E6B-4E98-90CC-78B5453A0F9E

Portugal, Áustria, Israel e algumas províncias do Canadá anunciam o fim do passe de saúde.

Publicação do FranceSoir em 18/02/2022

Um efeito dominó?

Suíça, Dinamarca, Reino Unido… Cresce a lista de países que anunciam o fim do passe de saúde ou de vacinação.  Na quinta-feira, 17 de fevereiro, os governos português e israelense anunciaram o fim do passe de saúde entre outras medidas.

No dia anterior, a Áustria e alguns estados canadenses anunciaram mudanças semelhantes.

Em Portugal e Israel, não foi comunicada nenhuma data específica para o levantamento do passe de saúde.

Para estes países, é antes de mais um alívio face a uma epidemia cuja gravidade está a diminuir: a porta-voz do governo português, Mariana Vieira da Silva observa uma “pandemia em queda muito significativa”.  Para Naftali Bennett, primeiro-ministro israelense, “a onda Omicron foi contida […] estamos acabando com o uso do passaporte verde (semelhante ao passe de saúde)”

O país havia experimentado no início desta semana um movimento semelhante ao Canadian Freedom Comvoy: milhares de carros e caminhões dirigiram-se para Jerusalém, protestando contra a manutenção do passaporte verde.

O movimento do comboio da liberdade também está dando frutos onde começou.

No Canadá, as províncias são soberanas ao decidir sua política de restrições.

Quebec e Ontário anunciaram assim o fim do passe de saúde.  Para os quebequenses, a retirada será “gradual” até 14 de março, enquanto o passe de saúde será suspenso a partir de 1º de março para a província vizinha.

Alguns países deixam a porta aberta para um retorno a essas medidas.  O chanceler austríaco Karl Nehammer, que deixou claro que as pessoas “reclamam tanto” dessas medidas, diz que o governo continua “flexível” diante de um vírus imprevisível, segundo o Ouest France.  Para este país, o levantamento do passe de saúde está previsto para 5 de março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *