28 de março de 2024
Papo de domingo

Assim como nós perdoamos…

  liberdade-corrente-passaro

Por Martha Medeiros 

Você perdoaria uma traição amorosa?

Perdoaria uma demissão injusta?

Perdoaria um amigo que te insultou?

Foram algumas das perguntas que me fizeram num recente programa que tinha o perdão como o tema. Se eu respondesse “não”, a questão estaria encerrada, mas como me inclinei para o “sim”, vale um esclarecimento antes que eu ganhe o troféu Água com Açúcar 2020.

Deus perdoa, papas idem, padres também — simples mortais passam uma borracha no assunto. É o que faço, agora que sou uma mulher madura, que não desperdiça mais energia com as obstruções que encontra pelo caminho.

Parei de usar este verbo, perdoar, desde que, poucos anos atrás, tive oportunidade de conversar com Nelson Motta: fiquei encantada com a doçura, a leveza, a jovialidade daquele guri, na véspera de completar 70 anos.

“Qual o segredo?”, perguntei. “Não guardo rancor.”

É isso. Não guardar rancor é o mesmo que perdoar, só que sem a pompa. Ninguém precisa ajoelhar na nossa frente, nem rogar por nada. A gente simplesmente deixa pra lá e toca a vida.

Não é a coisa mais fácil do mundo, antes é preciso deglutir a pancada, mas há um limite de tempo para essa ruminação, caso contrário, envelhecemos arrastando correntes.

A medida do imperdoável é sempre a intensidade da dor. Quando somos jovens, tudo dói mais. Ainda nos sentimos especiais, mimados, e ai de quem ferir nossos sentimentos. Até que a gente amadurece e se dá conta que mágoas & afins estão na categoria “coisas que acontecem”.

Ninguém gosta de se sentir ofendido, mas alimentar a raiva é mau negócio: tudo que fica retido dentro da gente acaba nos implodindo de alguma forma. Poema de Vera Americano: “Perdão/duro rito/de remoção do estorvo”.

 Já me aprontaram. Pessoas próximas, outras nem tanto. E daí? Estou mais preocupada em viver bem, tarefa que toma boa parte do meu tempo. Não sobra para dar cartaz aos vacilões.

Crime é outra coisa, a pessoa tem que se ver com a Justiça. E se mexerem com minhas filhas, esqueça tanta benevolência, viro uma leoa, saio da toca faminta pela jugular de quem se atrever.

Mas guardar rancor durante décadas por ter sido frustrada, negligenciada ou algo do tipo? É dar muita trela para nosso ego: ele é péssimo em dimensionar revezes, faz tudo parecer maior do que é.

Outro dia um amigo disse algo muito sábio: a maioria das pessoas agressivas não são más, são apenas infelizes. “Apenas” infelizes.

Então, misericórdia. Pragueje um pouco e depois esqueça a afronta, pois o castigo delas começou bem antes de terem cruzado com você.

DO TL 

A crônica de Martha Medeiros deste domingo é um presente também aos leitores e que me fez lembrar um sábio amigo PADRE, desses em caixa alta mesmo porque é proporcional a sua coerência palavra/modus vivendo.

Padre Tiago me disse; aquele cristão que não perdoa não é honesto nem quando reza o Pai Nosso. Dali em diante, tome pra mim essa missão quase impossível. E é tão bom vê-la possível…

One thought on “Assim como nós perdoamos…

  • observanatal

    Tão difícil que as pessoas compreendam o perdão, ou a motivação da falta dele.
    Fácil apontar os que não perdoam tudo, de qualquer jeito, sem questionar se existe ou não o rancor. E se não existir o rancor na falta de perdão? Apenas não se perdoa, sem carregar essas correntes. “É impossível!”, dizem uns. Será que é? E o que é possível? O que é impossível? Será que o bem é só dizer que perdoa? Ou será que é melhor nem rezar o Pai Nosso? Há tantas nuances no perdão. Ou na falta dele, com ou sem correntes.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *