20 de abril de 2024
Gente que é notícia

Autópsia de George Floyd constata Coronavirus

graffiti-na-alemanha-homenageia-george-floyd-que-morreu-em-acao-policial-apos-dizer-nao-consigo-respirar-1591238261672_v2_450x337

Do Globo

A autópsia de George Floyd, homem negro assassinado pelo policial branco Derek Chauvin, estopim para os protestos que tomaram conta dos Estados Unidos nos últimos dias, revelou que o homem havia contraído coronavírus e chegou a receber o diagnóstico da doença no dia 3 de abril.

Floyd, de 46 anos, morreu depois que Chauvin ajoelhou-se sobre o seu pescoço por quase nove minutos. O vídeo em que ele diz não conseguir respirar reacendeu a questão da brutalidade policial contra negros nos EUA, cinco meses antes da eleição presidencial de 3 de novembro.

Por enquanto não há evidência concreta de que a Covid-19 tenha contribuído para sua morte, já que ele não apresentava sintomas da doença. O médico legista-chefe do condado, Andrew Baker, concluiu que o resultado do teste  “provavelmente reflete positividade assintomática, mas persistente de infecção anterior”.

A autópsia de 20 páginas, divulgada pelo Departamento de Medicina Legal do condado de Hennepin, também revelou que Floyd tinha uma doença cardíaca e um histórico de problemas com pressão alta; além disso, o relatório toxicológico preliminar apontou vestígios moderados de metanfetamina e fentanil (um forte opioide usado para dor).

Michael Baden, um dos dois médicos legistas que conduziu uma autópsia particular para a família de Floyd, disse ao jornal New York Times que as autoridades do condado nunca lhe disseram que Floyd havia testado positivo para a Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *