29 de março de 2024
Arte

Autorretrato de Frida Kahlo bate recorde em leilão

DA7CBA96-DAA3-4654-B784-F9A97594648F

Por Virginia Aabram, para o Washington Examiner, 16 de novembro de 2021


Uma pintura da aclamada artista mexicana Frida Kahlo estabeleceu um recorde na terça-feira ao ser vendida por 34,9 milhões de dólares em um leilão.

O preço da peça, um autorretrato intitulado “Diego y yo” pintado perto do fim da vida de Kahlo, excedeu em muito o recorde anterior do artista de  8 milhões de dólares,  e estabeleceu o recorde de venda mais cara para um  artista plástico latino-americano, de acordo a luxuosa casa de leilões Sotheby’s.

O pequeno retrato mostra Kahlo com lágrimas escorrendo pelo rosto e um retrato menor de seu marido, o artista Diego Rivera, na testa.  Kahlo concluiu a pintura em 1949, quando Rivera estava tendo um caso com sua amiga, a atriz Maria Felix.  “Diego e eu” é o último autorretrato que Kahlo pintou antes de morrer em 1954

Rivera detém o recorde anterior de um artista latino-americano com uma pintura que foi vendida por milhões de dólares em 2018.

O retrato de Kahlo é a segunda pintura de maior receita de uma artista feminina, atrás de uma pintura de Georgia O’Keeffe que foi vendida por 44,4 milhões de dólares em 2014.

2 thoughts on “Autorretrato de Frida Kahlo bate recorde em leilão

  • Domicio Arruda

    Deu no The New York Times;

    “Um porta-voz da Sotheby’s identificou o comprador da pintura como Eduardo F. Costantini, o fundador de um museu em Buenos Aires. A obra foi adquirida para sua coleção particular. O porta-voz se recusou a revelar a identidade do vendedor.”

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *