18 de abril de 2024
Economia

Auxílio emergencial infla retomada nos estados do Norte e do Nordeste

Comércio-segue-aquecido-no-primeiro-trimestre-do-ano-capa

Da Folha de São Paulo 

Ainda em meio à pandemia da Covid-19, os dados mais recentes da economia brasileira mostram uma retomada heterogênea não só em termos setoriais, mas também regionais —com destaque para os efeitos do auxílio emergencial na recuperação do Norte e do Nordeste.

Na avaliação de economistas ouvidos pela Folha, são claros os sinais de que o auxílio inflou a economia dessas regiões na pandemia, principalmente o comércio, à medida em que ocorria a flexibilização das medidas de isolamento social.

O IBGE mostra, por exemplo, que em 15 dos 16 estados do Norte e Nordeste o comércio explodiu e já ultrapassou com sobras o nível pré-pandemia.

O economista Thiago Moraes Moreira, consultor em planejamento e professor da pós-graduação do Ibmec, destaca que, desagregando o país em dois subgrupos, é possível ver que a expansão do comércio varejista, de abril a agosto, foi de 51% no consolidado Norte e Nordeste, mas no Centro-Sul-Sudeste foi de 27%.

À exceção da Bahia, os estados nordestinos com indústria pesquisada pela IBGE também registraram crescimento em meio à pandemia. O Amazonas já recuperou, com sobras, as perdas do período. O mesmo ocorreu com Pará, Ceará e Pernambuco.

Nos demais estados do país, retomada semelhante só foi vista em Minas Gerais e Goiás.

“Com o dinheiro na mão, as pessoas pagam as contas e recuperam o consumo, principalmente de alimentos”, diz.

BENEFÍCIO REDUZIDO JÁ REFLETE 

Para especialistas, o quadro de forte recuperação tende a mudar com a redução do auxílio para R$ 300, valor que passou a valer no final de setembro. O primeiro sinal apareceu na taxa de desocupação.

TL COMENTA

O Rio Grande do Norte é um exemplo desse aquecimento . Em que pese o esforço da equipe do Governo do RN, mostrando a importância do pagamento da folha salarial em dia e de alguns incentivos fiscais a setores da economia, o auxilio do Governo Federal foi determinante.

Em agosto o comércio varejista do RN cresceu 5,4% sobre agosto  e 3,1% sobre agosto do ano passado. Coo tevê, o fenômeno  foi visto em outros estados nordestinos.

A redução  para R$ 300 também vai comprovar nos próximos dados do IBGE a serem divulgados.

One thought on “Auxílio emergencial infla retomada nos estados do Norte e do Nordeste

  • observanatal

    E quando o auxílio murchar? Será que os empregos voltarão antes do fim do auxílio?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *