19 de abril de 2024
CULTURAESPORTE

Brasil buscará 130º medalha olímpica em Tóquio

Do Poder

A 34ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão, em Tóquio, no Japão, será a chance do Brasil conquistar a medalha de número 130.

Em 22 participações, o país conquistou 30 de ouro, 36 de prata e 63 de bronze totalizando 129.

Na última edição das Olimpíadas, no Rio de Janeiro em 2016, o Brasil conquistou a maior quantidade de medalhas, 19, e o maior número de ouros, 7.

A modalidade mais premiada é o vôlei seja de quadra ou de praia com 23 pódios. O judô (22 medalhas) e a vela (18) fecham o top 3.

Os maiores medalhistas brasileiros são Robert Scheidt e Torben Grael na vela, com 5. O nadador Gustavo Borges e o líbero do vôlei Serginho conquistaram 4 cada. Além destas premiações, o Brasil também conquistou a medalha Pierre de Coubertin, uma honraria que destaca a moral e ética de um esportista. O maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima foi o agraciado, em 2004.

A prova de tiro esportivo de 50 metros em 1920 marcou a estreia do do Brasil no quadro de medalhas. Os atletas Fernando Soledade, Guilherme Paraense, Afrânio da Costa, Mário Maurety e Dário Barbosa conquistaram o bronze em Antuérpia, na Bélgica.

Apesar dos atletas brasileiros terem tradição nos Jogos Olímpicos, o Brasil está longe da ponta do quadro internacional de medalhas. Os Estados Unidos lideram o ranking mundial e têm ao todo 2.522 medalhas. A antiga União Soviética aparece na 2ª colocação, com 1.010. O top 3 é fechado pelo Reino Unido, que conquistou 851 medalhas. O Brasil está na 35ª colocação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *