20 de abril de 2024
Imprensa Internacional

Brasil confirma primeiro caso de Gato com covid

Do Globo  O primeiro animal de estimação a testar positivo para o coronavírus Sars- CoV-2 do Brasil foi descoberto em Cuiabá, no Mato Grosso. É uma gatinha de poucos meses. Ela não tem sintomas da Covid-19 e contraiu a doença de seus tutores este mês.

A possível infecção de outro gato e de um cachorro está em estudo. A gatinha foi testada positiva pelo exame molecular de PCR, padrão ouro para o coronavírus, pela pesquisadora Valéria Dutra, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Mato Grosso(UFMT), em Cuiabá.

A cientista adverte que pessoas infectadas pelo coronavírus devem se manter isoladas de seus animais. A gata foi infectada pelo Sars-CoV-2 porque teve contato com os donos durante o período de isolamento deles.

O caso acende o alerta para o risco de as pessoas transmitirem o coronavírus para os animais. Investiga-se a hipótese de estes poderem, então, contaminar gente e outros bichos.

Isso não só aumentaria os meios de transmissão quanto os reservatórios do vírus, apesar de, por ora, sejam somente hipóteses, sem comprovação.

MAIS SUSCETÍVEIS QUE CÃES

Os gatos, pelo que se viu até agora, são mais suscetíveis do que os cães, explica Ale- xander Biondo, do Depar- tamento de Medicina Vete- rinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), um dos poucos cientistas brasileiros a investigar a Covid-19 em pets.

One thought on “Brasil confirma primeiro caso de Gato com covid

  • observanatal

    As pessoas já possuem preconceitos com gatos, agora só aumentará o abandono. O gato pega do tutor e o tutor resolve que pegou do gato, depois abandona o pet.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *