17 de abril de 2024
Cinema

Brasil fica fora do Festival de Cannes, mas” Deus e o Diabo na Terra do Sol” será exibido nos clássicos

A 75º edição do Festival de Cinema de Cannes começa nesta terça-feira (17) e segue até o dia 28 de maio.

É a maior premiação da indústria cinematográfica da Europa e costuma dar visibilidade a diversas produções da temporada.

A seleção oficial conta com 50 filmes e 21 concorrem ao principal prêmio da noite: a Palma de Ouro.

O Brasil tem história no festival e já ganhou uma Palma de Ouro, 60 anos atrás, com o filme “O Pagador de Promessas”, de Anselmo Duarte. O país soma 38 indicações à categoria.

Recentemente, levou o Prêmio do Júri por “Bacurau”, em 2019, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles.

PRESENÇA SIMBÓLICA E RESTAURADA 

Um dos marcos do cinema brasileiro, Deus e o Diabo na Terra do Sol será exibido no Festival como parte da mostra Cannes Classics. O segundo longa de Glauber Rocha, filmado em 1964 em Monte Santo, sertão da Bahia, passou por processo de restauração nos três últimos anos, projeto desenvolvido pelo produtor Lino Meireles e pela diretora Paloma Rocha, filha de Glauber.

Deus e o Diabo teve estreia mundial justamente em Cannes e ganhou indicação à Palma de Ouro. Uma honraria que havia sido obtida dois anos antes, 1962, por outra obra-prima nacional: O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte.

Agora, o filme foi restaurado com a tecnologia 4K, na Cinecolor, empresa parceira da Cinemateca Brasileira. Esta obra escapou do incêndio ocorrido em um galpão da Cinemateca, há quase um ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *