25 de abril de 2024
CoronavírusGoverno

CADÊ O DINHEIRO (DAS MULTAS) QUE ESTAVA AQUI?

As Mães dos Soldados Desconhecidos  (1927) – Adriano de Sousa Lopes – Museu Militar de Lisboa


No balanço das ações governamentais  no  enfrentamento da crise sanitária, um dos muitos decretos estaduais completou dois anos, e nenhum destemido deputado de oposição vigilante, nem raro blogueiro independente, lembrou de fazer uma cobrança.

Quanto arrecadou e em que foram empregados os recursos de uma fonte extra que o governo popular comandado pela primeira mulher idem, achou antes da arrebentação da primeira onda da pandemia

Há dois anos, entre muitos  considerandos e em rebuscado palavreado oficioso, um novo instituto legal  arbitrava multa  de 50 mil reais, a ser paga pelos potiguares que se excedessem no pessimismo,  ou falseassem as verdades emanadas do comitê científico.

A missão de acabar de vez com notícias falsas, foi defendida pela mídia e robôs chapas-brancas,  com a mesma inabalável fé que os comerciantes do Alecrim estariam lutando pouco depois, na preservação  do direito de retomar seus negócios.

O decreto datado no fatídico 1° de abril de 2020, ousou desafiar o inconsciente coletivo, as associações de idéias, as tradições e os costumes.

Não era de brincadeira.

Mas, se  vogou, ninguém sabe, ninguém viu.

Seguiram-se tempos de auto-controle e extremo cuidado com números e projeções divulgadas.

Ninguém podia esquecer a prova dos noves fora.

Até sua publicação, o mais grave episódio havia ocorrido, com o aparecimento dos primeiros casos, no final de março, tendo merecido o devido repúdio em esclarecedora nota oficial.

As medidas necessárias haviam sido tomadas, com  o estabelecimento do turno corrido nas repartições públicas estaduais e autorização para o trabalho remoto em meia dúzia delas.

Foram peremptoriamente negados, o fechamento de facilidades públicas de cultura e lazer,  e até do inacreditável Forte dos Reis Magos.

A irresponsabilidade de um blogueiro neófito ao divulgar suspensas as aulas da rede estadual de ensino, como se os companheiros e as companheiras em greve há semanas, estivessem furando o movimento paredista, legítimo, pacífico e democrático, foi a gota que transbordou a paciência governamental, e motivo para deflagrar o mecanismo de punição.

O tempo passou, os horrores da pandemia estão sendo esquecidos, mas o decreto nunca foi revogado

Agora que 3,5 dos 5 milhões de reais da compra dos respiradores invisíveis estão voltando, também é hora da prestação de contas do que foi feito com a dinheirama das multas.

 

Uma sepultura portuguesa na terra de ninguém (1918) – Adriano de Sousa Lopes – Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Lisboa

 

One thought on “CADÊ O DINHEIRO (DAS MULTAS) QUE ESTAVA AQUI?

  • Geraldo Batista de Araújo

    Continua melhor a cada dia. Assuntos atuais muito bem analisados. Faz gosto entrar no seu sítio como dizem os irmãos lusos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *