25 de abril de 2024
Economia

CAERN chega aos 51 anos com o seu futuro ainda indefinido

unnamed

Criada no Governo do Monsenhor Walfredo Gurgel governador, a CAERN, Companhia de Águas e Esgotos do RN, completa, hoje, 51 anos com o seu futuro ainda indefinido.

O abastecimento d´àgua de Natal, no século XIX era feito em barrica no lombo de burro, e a cidade contava ainda com uma bica, nas imediações do Baldo e uma cacimba, no bairro da Ribeira.

Em 1882 o dinamarquês Felipe Leinhart organizou o primeiro sistema de distribuição que terminou admitindo mais um sócio, o comerciante Nicolau Bigois, e virou Empresa Água de Natal, que terminou sendo arrendada ao Governo do Estado em 1910.

PRESENÇA ESTATAL

O Estado montou então uma estrutura que foi alternando modelos de gestão, inclusive entregue ao Escritório Saturnino e Brito.

A estatização do serviço aconteceu em 1969, quando a criação de empresas estatais foi colocada em moda pelo governo militar. Foi quando foi criada a Caern, em 1929.

Mesmo havendo uma tendência para privatização do serviço, com financiamento do BNDES, a governadora Fátima Bezerra resiste a privatização, mas admite vender parte do capital da empresa que pode ficar com sua gestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *