29 de março de 2024
Assembleia LegislativaCPI

Carlos Gabas não fala nada e CPI da Assembleia perde bala de prata

O quorum estava alto e a expectativa também na sessão da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, que ainda está em andamento.

Nos primeiros minutos que se sentou na cadeira de depoente, o secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas já disse a que veio.

Melhor dizendo, não respondeu uma pergunta sequer e usou seu direito constitucional reforçado pelo Habeas Corpus do Tribunal de Justiça potiguar.

Ao contrário do que ocorre na CPI do Senado, o depoente foi liberado de permanecer na sessão, ouvindo as perguntas e questionamentos. Liberação do presidente Kelps Lima (SDD)  e confirmada por seus pares na Comissão.

GABAS FOI DELATADO ? 

Segundo o  Blog do Dina – do repórter Dinarte Assunção– Gabas tinha motivos de sobra para ficar calado.

Todas as investigações estão sob sigilo.

Ocorre que a CPI da Covid começou a receber parte desses documentos.

Um deles é a colaboração premiada que os empresários da Hempcare, empresa que intermediaria a compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste, prestaram à Procuradoria Geral da República.

Nessa colaboração, Carlos Gabas e o governador da Bahia, Rui Costa, foram delatados.

O que há contra Gabas

De acordo com o que foi apurado pelo Blog do Dina, a delação alcança Gabas quando ele é acusado de favorecer o que a PGR considera um engenhoso esquema criado para contemplar desvios.

Gabas não é citado como beneficiário de desvios. O papel a ele atribuído é de facilitar o caminho do dinheiro.

Entre as evidências juntada na delação está a atuação de Gabas arrecadando o dinheiro e passando para a empresa Hempcare sem que um contrato sequer estivesse assinado.

Após o repasse à empresa, intermediários que agiam em nome do Consórcio Nordeste receberam R$ 12 milhões por terem feito a ponte entre os empresários e o Governo da Bahia.

Outro ponto explorado contra Gabas é que ele retirou, segundo a delação, as garantias do contrato de compra que garantia alguma proteção aos estados em caso de calote. Sem as garantias, o dinheiro não foi devolvido.

LIGAÇÕES COM A PREFEITURA DE ARARAQUARA ? 

A CPI também está apostando em um vínculo entre Gabas e a prefeitura de Araraquara, governada por Edinho Silva.

Blog do Dina apurou que Carlos Gabas, nas negociações do Consórcio Nordeste, teria atuado pessoalmente e pressionado a empresa Hempcare a doar respiradores, com o dinheiro do Consórcio Nordeste, a Araraquara.

Porém, a Procuradoria Geral da República descartou prosseguir adiante nessa investigação, já que os respiradores não foram entregues a Araraquara.

  DO TL 

Daí o silêncio de Gabas. Menos para o público interno e mais para evitar estrago político, que poderia fazer na grande base política dos Governadores do PT e do ex-presidente Lula.

Melhor calar e ser criticado por omissão e supostos desvios, do que dar munição para uma oposição ávida por embates. A nacionalização foi orquestrada inclusive com a presença de senadores e pré- candidatos  .

Na praça dos Três Poderes, faixas “contra o Comunismo”. A pré-guerra aconteceu, só faltou a bala de prata.

3 thoughts on “Carlos Gabas não fala nada e CPI da Assembleia perde bala de prata

  • Guilherme

    Nós cidadãos do bem, pagadores de impostos do Brasil, contra tudo e contra todos venceremos.

    Resposta
  • Rogério

    Esperar o quê? AI tem provas em banda de lata. O dinheiro foi repassado, o material não chegou. Não PRECISA falar nada mesmo.
    Diferente da do senado, que nada foi comprado, nada foi pago.

    Resposta
  • observanatal

    Essa CPI nem pólvora seca tem, imagine bala de prata. Kkkkkkkkkkkkkk

    Kélps finge que é sério, que coloca ordem, mas essa CPI é uma bagaceira. A ALRN se baseia na ALPB. Até nisso a Paraíba nos superou!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *