19 de abril de 2024
Política

CAVALO DOMADO

 

5FCAD87D-9082-4E96-884D-460012BE442B
Arisco, há muito andava pelos aceros, afastado dos pastos mais suculentos, sem nunca se aproximar dos outros,  vistosos e bem cuidados.

Não costumava demorar num mesmo grupo e a cada renovação do prado era visto com uma turma  diferente.

Dava pra ver que não se submetia à nenhuma liderança.

No plantel que não se renovava há 13 anos, os avermelhados que dominavam o haras já não atraiam as mesmas atenções do público. Chegara a hora da renovação.

Com o mais buliçoso, acusado de avanço na ração de todos, preso e a égua velha afastada da lida,  a plateia da direita passou a estimular o pouco conhecido Capitão a se apresentar na cancha e ocupar uma raia.

Sem que nenhum turfista pudesse antes imaginar, placê no primeiro páreo e a expectativa de muito treino para a grande final.

A estocada na barriga dada por maluco que nunca se vai saber se a mando de algum adversário, interrompeu os treinamentos e clareou a pista na reta de chegada.

Depois dos dias de enfermaria, o repouso e a recomendação de não relinchar nem peitar o poltro que todos sabiam, muito mais preparado estava, cheio de diplomas  e troféus.

Desde a surpreendente vitória de Mossoró em 1933, nunca se tinha visto um grande prêmio ser ganho  por paraguaio tão improvável.

Assumindo a liderança da caravana, logo que chegou ao planalto, dividiu a lida com muitos vindos da cavalaria militar, poucos de raça e outros tantos pangarés, sem educação.

Os filhotes dando trabalho e as estórias que apareceram que na sua tropa, a ração era dividida, rachada ao meio, quase o fazem ser substituído por outro, da reserva, com mais estrelas no peito.

Veio o martírio da grande peste e tempos mais difíceis que uma seca braba.

Apesar dos coices e de insistir em remédios não recomendados pelos veterinários seguidores da Ciência, a distribuição da porção emergencial de milho fez milagres entre os mais fracos e os  esquecidos do norte.

Quanto mais se aproxima o próximo derby, ainda favorito ao bi-campeonato mas longe de ser pule de dez, a necessidade de ser amansado ainda mais, salta aos binóculos.

Os juízes mais experientes resolveram topar a parada.

Subiram nos estribos e mostraram que as regras têm que ser cumpridas.

Deixaram de punir infrações menores que o antigo tratador-auxiliar junto com os filhotes haviam cometido há algum tempo e ganharam sua confiança.

Com a experiência de quem já amansou tantos outros, já se nota que daquela xucrice toda, está saindo um ginete.

Agora que já botaram as rédeas, vão levá-lo para onde quiserem.

A chegada da zebra do Piauí é a prova que dispensa  fotochart.

A693C223-D482-446E-854A-AE290A8C0327

Fernando Botero – 1984

2 thoughts on “CAVALO DOMADO

  • Geraldo Batista de Araújo

    Não sou espírita nem adepto do candomblé, mas desconfio que baixou o espírito de Rubem Braga no meu urologista. Isto é bom para quem acessa seu sítio, como dizem os Lusitânia.

    Resposta
  • Geraldo Batista de Araújo

    Escrevi 2 vêzes Lusitânia e o corretor não aceitou.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *