24 de abril de 2024
Imprensa Nacional

Centrão vai bancar proposta para adiar eleições para 2022

img_0094.jpg

Do Valor Econômico 

Um dos principais articuladores do chamado Centrão, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) está buscando apoio para adiar as eleições municipais para 2022.

A iniciativa contraria o calendário negociado entre a cúpula do Congresso e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a proposta de emenda à Constituição (PEC) que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), deverá colocar em votação na próxima terça-feira para tentar postergar o pleito de outubro para novembro e dezembro.

Como consequência do adiamento, Nogueira sugere a extensão dos mandatos de prefeitos e vereadores em vigor por mais dois anos.

O senador afirma essa é a maneira mais garantida de diminuir os riscos causados pela pandemia, especialmente aos idosos e pessoas com condições de saúde agravantes.

A iniciativa mais segura seria, sem dúvida, o adiamento das eleições por dois anos. Isso permitiria também que o valor a ser gasto no pleito fosse destinado para o setor de saúde”, argumentou.

Nogueira e o Centrão defendem que o Congresso aproveite a pandemia de covid-19 para unificar o calendário eleitoral.

Como a emenda do senador não deverá ser aceita pelo relator da PEC, Weverton Rocha (PDT-MA), que já se posicionou contra o prolongamento dos mandatos, ele precisará do apoio de outras bancadas para derrubar o texto principal na votação dos destaques, quando os parlamentares apreciam separadamente emendas que mudam artigos específicos da proposta.

Outra emenda do senador estabelece que o voto será facultativo, não apenas para as pessoas maiores de 60 anos, como já ocorre, mas também àqueles que façam parte da faixa de risco, conforme definição do TSE.

TL COMENTA

Mais do que a data das eleições municipais, a PEC do Senador Ciro Nogueira  tem um viés político inquestionável; o primeiro embate público entre o presidente da Câmara Rodrigo Maia, que tem afirmado de forma reiterada que é contra o adiamento e que pela Câmara não será adiado nem mesmo por um dia além de 2020 e o Centrão pós-base do Governo Bolsonaro.

Não é novidade também que a base de Maia emagreceu depois que os cerca de 120 deputados do Centrão passaram a integrar e ocupar efetivamente o Governo.

Mais. Até que ponto o Centrão da Câmara é o mesmo do Centrão do Senado. Quanto ainda resta sob a liderança do presidente Rodrigo Maia?

Esse placar será definitivo nas futuras votações do Congresso ; as do varejo ou as do atacado , até mesmo em relação a um pretenso Impeachment do Presidente.

One thought on “Centrão vai bancar proposta para adiar eleições para 2022

  • observanatal

    O Centrão quer fazer média com a sociedade e passar menos vergonha, no crédito, parcelado em 24 meses.

    Ora, se o Centrão é quem mais negocia em todo canto, vai perder a oportunidade em 2020 de amarrar prefeitos, pressionar vereadores? Jamais! Sem contar o fundo partidário. Jogo de cena, apenas isso.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *