23 de abril de 2024
Business

CHB: 50 anos depois, única instituição financeira privada do RN encerra atividades

 CHB_2Uma notícia triste para a Economia do Rio Grande do Norte, que reflete o momento vivido pelo Brasil e o mundo.A instituição financeira que iniciou como Caderneta de Poupança APERN ainda na década de 70, se tornou CHB, hoje encerra suas atividades.A notícia foi comunicada pelos próprios sócios os irmãos Álvaro Alberto, Mario Roberto e Elias Barreto em nota aos amigos e ex-clientes.
Queria compartilhar uma notícia triste com vocês. A Covid fez uma nova vítima. A CHB hoje entra em processo de liquidação extrajudicial pelo Banco Central.Depois de mais de 50 anos sendo a única instituição financeira privada do RN, não resistimos as inúmeras crises que assolam o Brasil e o RN nos últimos anos.Alto índice de inadimplência, justiça morosa e sempre pró-devedor, baixa dos preços dos ativos imobiliários, dificuldade de venda de imóveis retomados, engessamento dos órgãos reguladores e agora a Pandemia causaram a tempestade perfeita para que isso acontecesse.Não acredito que demos errado, pelo contrário. Demos muito certo. Foram mais de 50 anos atuando com foco no RN e no Nordeste, somos reconhecidos nacionalmente e parceiros comerciais de grandes grupos empresariais de atuação nacional dos setores de construção civil e mercado financeiro, viabilizamos a construção e aquisição de quase 50 mil residências, geramos empregos e de certa forma contribuímos um pouco com o desenvolvimento do estado.Mas o mundo, gira, muda, se reinventa, e agora chegou a nossa hora. Nada é para sempre. Encerramos um ciclo para com certeza iniciarmos outro. Estamos de cabeça erguida, com sentimento de dever cumprido e certeza que sempre atuamos de forma honesta e transparente com todos. Esse é o nosso maior legado.

2 thoughts on “CHB: 50 anos depois, única instituição financeira privada do RN encerra atividades

  • Nicolau Frederico de Souza

    O empresário Álvaro Alberto deixa o seu registro positivo na economia potiguar, De fato, a APERN marcou época. Quando aqui cheguei na década de 70 abri minha primeira poupança nela, a conselho dos primeiros colegas e amigos que aqui conheci! Vida longa, Alberto!

    Resposta
  • Jose Wilson

    Sou testemunha ocular do sucesso que foi a Apern, por ter construído um imóvel com empréstimo concedido por àquela instituição financeira. Era reconhecida como uma das maiores incentivadoras da construção civil em todo nordeste, disputando o mercado com a CEF. Sempre agindo com lisura e correção. Agora, o que está acontecendo com a sua sucessora é uma consequência natural em face do que ocorre politicamente com o nosso estado nos últimos 20 anos. Nossos políticos, de forma geral, são pessoalmente muito fracos e despreparados. Estão permitindo, com total omissão, que todas as grandes empresas que existiam no estado encerrem suas atividades e se instalem em outros estados, causando desemprego e elevada perda de receita. Estamos visivelmente caminhando na situação oposta à Paraíba e ao Ceará. É lamentável que homens empreendedores e capacitados como Álvaro Alberto deixem de produzir riquezas para o bem do nosso rico (em recursos naturais e minerais) e pobre (em homens públicos) para o estado do RN.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *