25 de abril de 2024
Bom SaberComportamentoGastronomia

Cinco sugestões de hábitos saudáveis para melhorar a compulsão por chocolates e doces em tempos de pandemia

Em momentos de pandemia com muito tempo em casa, muitas vezes nos pegamos ansiosos, e é nessa fase que, muitas vezes, aliviamos a tensão na comida, em especial nos doces e chocolates.

Por conta disso, esse é um bom momento para reavaliar os nossos hábitos alimentares.

Segundo a nutricionista Fernanda Scheer, de SP, a compulsão por eles tem quase sempre um gatilho emocional: é o corpo buscando uma compensação por um excesso ou carência. Afinal, um chocolate é uma saída fácil para compensar cansaço, tristeza, frustração…

A nutricionista chama a atenção para outros fatores que podem estar ligados à compulsão. A seguir as cinco sugestões de Fernanda

Hábito – Todo hábito é criado pela repetição. Será que você não ensinou o seu corpo a depender de um chocolate diariamente?

Carências nutricionais – A falta de alguns nutrientes, como magnésio e cromo, pode aumentar o desejo por doces. Que tal aumentar o consumo de alimentos ricos nessas substâncias para ver o que acontece? Cacau em pó, amêndoas, grão-de-bico e sementes são alguns deles.

Alimentação errada – Refeições ricas em alimentos refinados, como farinha branca e tapioca, podem causar desequilíbrios nos níveis de glicose no sangue, aumentando o desejo por doces. Dê preferência ao carboidrato das raízes que são nutritivas e promovem um aumento gradual de glicose.

Baixo consumo de gorduras e proteínas – Equilibre suas refeições para que tenham sempre boas fontes de gorduras boas (azeite, abacate e castanhas) e fontes proteicas (peixe, ovo, carnes, lentilha, tofu e grão-de-bico), assim seu corpo estará sempre nutrido e saciado.

Síndrome Fúngica – Quando fungos no organismo aumentam significativamente a vontade de comer doce, já que o açúcar é seu combustível preferido. A solução? Eliminar os fungos – Chás, sementes, óleo de coco e fitoterapia podem ajudar. E parar de alimentá-los, cortando, reduzindo ou trocando o açúcar refinado por frutas.

size_960_16_9_chocolates-bombom

439c364a-5d6e-404e-8f51-e248465fcb42

2 thoughts on “Cinco sugestões de hábitos saudáveis para melhorar a compulsão por chocolates e doces em tempos de pandemia

  • observanatal

    Anotando para a próxima tentativa de contenção.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *