29 de março de 2024
Imprensa Nacional

Com 3% dos tucanos aptos a votar, expectativa para prévia do PSDB é de vitória apertada

img_6579.jpg

Da Folha 

A análise da distribuição dos 44,7 mil tucanos aptos a votar nas prévias presidenciais do PSDB mostra que o governador de São Paulo, João Doria, mobilizou os filiados sem mandato, grupo em que tem larga vantagem.

Já o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, conta com a preferência dos caciques.

O PSDB definiu, na segunda-feira (15), o colégio eleitoral das prévias, que também têm a participação do ex-prefeito Arthur Virgílio (AM).

Com o fim do prazo para inscrição no aplicativo de votação, cerca de 3% do 1,3 milhão de filiados tucanos no país se cadastraram para votar.

A análise do universo de cadastrados, porém, deve ser lida com cautela.

Estar inscrito no aplicativo é o primeiro passo para a votação, mas os filiados precisarão ainda votar de fato, no domingo (21), das 8h às 15h.

Em segundo lugar, as estimativas levam em conta os estados cujos diretórios declararam apoio formal a Leite ou Doria —mas, dentro desses estados, há diversas dissidências.

A votação está acirrada entre Leite, que tem o apoio de mais estados e é considerado favorito entre congressistas tucanos, e Doria, que conta com a máquina do partido em São Paulo —estado que concentra filiados, prefeitos e vereadores do país e onde a sigla tem maior capacidade de mobilização.

Enquanto a campanha de Doria projeta a vitória do governador paulista, os estrategistas de Leite dizem acreditar que ele levará a nomeação. A eleição será indireta, com cada um dos quatro grupos de votantes representando 25% da pontuação. Para quem acompanha os números do partido, a força dos militantes pode levar Doria a vencer, assim como a vantagem de Leite entre parlamentares pode lhe colocar na frente. A diferença entre eles tende a ser pequena, o que pode levar o resultado a ser questionado. DO TL  O Rio Grande do Norte é o terceiro estado com maior número de eleitores aptos a votar no próximo domingo.

O diretório estadual sob a liderança do presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza declarou apoio à candidatura de João Doria.

Tem a dissidência do prefeito Álvaro Dias, que não representa peso maior por ser liderança de capital.

Ontem, no debate da CNN, o clima foi amistoso e de aparente união com direito a declaração de seguirem juntos na disputa  de 2022, independe de quem sair vencedor nas prévias de domingo. A conferir…

   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *