19 de abril de 2024
Coronavírus

Compra de respiradores pelo RN não pode ser investigada na CPI da Covid

unnamed-1

Do Globo 

Uma das investidas de senadores governistas de desviar o foco da CPI da Covid do governo federal foi por água abaixo.

Em resposta a requerimentos de informação apresentados por eles para investigar o uso de verbas federais por estados e municípios no enfrentamento à pandemia, o Ministério Público Federal (MPF) enviou documentos comprovando que Alagoas usou recursos próprios, e não da União, na tentativa frustrada de comprar respiradores por meio do Consórcio Nordeste, o que impediria uma investigação por parte da CPI.

O estado era um dos alvos da base aliada de Jair Bolsonaro por ser administrado por Renan Filho (MDB-AL), filho do senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da comissão e crítico da gestão do presidente na condução do combate ao coronavírus.

Os documentos de Alagoas fazem parte de uma primeira remessa que começou a chegar à CPI.

O senador governista Ciro Nogueira (PP-PI) solicitou informações do Ministério Público Federal (MPF) em todos os estados. Foi enviado um ofício à Procuradoria-Geral da República (PGR), que o repassou às unidades do MPF espalhadas pelo país. Por enquanto, houve resposta sobre apurações relativas a Alagoas e a alguns municípios de outros estados.

TL CONTA MAIS 

O que ocorreu em Alagoas é o mesmo no Rio Grande do Norte.

Ou seja, a compra dos respiradores – não entregues – e alvo de ação judicial pelo Consórcio Nordeste foi feita com recursos do Estado e nenhuma centavo de verbas do Governo Federal, o que inviabiliza o alcance da investigação da CPI da Covid.

Por enquanto, a Governadora Fátima Bezerra segue tranquila e fora dos holofotes da CPI do Senado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *