25 de abril de 2024
Coronavírus

Confinamento da NBA mostrou que tempo para isolamento da Covid é de 10 dias

unnamed

Por Fernando Reinach no Estadão 

Como determinar quantos dias após o aparecimento dos sintomas, ou do exame positivo, a pessoa deveria permanecer isolada?

Durante meses o critério adotado foi de recomendar às pessoas que ficassem isoladas até que dois exames seguidos de RT-PCR produzissem resultados negativos.

Mas logo perceberam que parte das pessoas continua com resultados positivos por várias semanas e até meses.

Aos poucos se descobriu que resultados positivos ao fim da infecção se deviam a restos de vírus que continuam nas pessoas. Então o CDC (Center for Disease Control, dos EUA) mudou a recomendação.

A nova recomendação é que em casos normais, sem complicações, a pessoa fique isolada por dez dias após o aparecimento dos sintomas ou de um resultado positivo no RT-PCR.

Muitos cientistas criticaram essa decisão pois acreditavam que não existiam experimentos que garantissem que esse era o prazo correto.

Bom, agora esse experimento foi feito e, por incrível que pareça, os dados vieram da bolha de isolamento criada pela NBA (National Basketball Association, a liga profissional de basquete), nos EUA.

Houve interrupção dos jogos em março de 2020 e a NBA decidiu colocar todos os jogadores, de todos os times, mais técnicos, juízes e todo pessoal envolvido, trancados em um complexo hoteleiro na Flórida, isolados do mundo exterior.

Da chamada “Bolha da NBA” participaram um pouco mais de 4 mil pessoas.

Todos ficaram em quarentena por 15 dias, sendo testados diariamente, e em seguida foram colocados dentro do hotel, onde foram instaladas quadras de basquete e todo o sistema de transmissão.

Dessa forma o campeonato foi adiante, mas sem público. Os prestadores de serviço, que entravam e saíam, eram testados diariamente por RT-PCR para evitar a contaminação dos jogadores.

Desse modo as atividades internas eram realizadas sem máscara ou proteção, o que seria impossível fora da bolha. Funcionou!

Para os cientistas, a “Bolha da NBA” foi um prato cheio. O experimento mais importante se refere à transmissão do vírus por pessoas que já se haviam curado dos sintomas.

Quarenta e três pessoas (~1% do total) foram admitidas na bolha após estarem curadas, mas ainda apresentavam RT-PCR positivo. Se essas pessoas fossem capazes de transmitir o vírus, sua presença na bolha, onde não havia proteção, provocaria um pequeno surto.

Mas não foi isso que foi observado: nenhum caso de covid-19 foi causado por essas pessoas, demonstrando que o CDC havia acertado ao afirmar que pessoas dez dias após os sintomas não transmitem mais o vírus e não precisam ser testadas (claro que isso não se aplica aos casos mais graves que precisam de hospitalização).

É bom lembrar que dentro da bolha estavam principalmente pessoas jovens, do sexo masculino, e muitos com uma ótima forma física.

Mas, de qualquer modo, a “Bolha da NBA” não só permitiu que todos os fãs assistissem aos jogos durante a quarentena, mas ajudou os cientistas a confirmar que pessoas dez dias após o diagnóstico não representam um risco de transmissão para as pessoas com quem interagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *