29 de março de 2024
Coronavírus

Conselho de Saúde recomenda Lockdown em Natal, Prefeito já declarou que é CONTRA

Segue nota na íntegra do Conselho, comento a seguir :
CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DECIDE PELO LOCKDOWN (ISOLAMENTO SOCIAL) EM NATAL O Conselho Municipal de Saúde – Natal – se reuniu nesta quarta-feira (27) em caráter extraordinário para deliberar sobre o chamado “lockdown” ou isolamento social na capital potiguar. Desde a semana passada, o Conselho estava reunindo informações para nortear o posicionamento do colegiado. E na reunião desta quarta (27) deliberou, por ampla maioria, a adoção da medida extrema. O SINSENAT esteve representado na reunião e votou de forma favorável. De acordo com a Presidenta do Conselho, Maria Dalva Horácio, a medida foi aprovada como estratégia urgente para enfrentar a pandemia na cidade, considerando a aceleração da curva de contaminação e a limitação estrutural da rede municipal de saúde. Nos últimos dias, há dificuldades de equipamentos e profissionais em todos os níveis da atenção de saúde, dificuldades que só aumentam com a redução da quarentena por parte da população e a falta de testes para aferir quem está contaminado, incluindo os profissionais de saúde. A Presidenta do Conselho ressaltou ainda que foi uma decisão bem refletida e bastante debatida pelo Conselho. Além da decisão pelo isolamento social (“lockdown”), foi decidido também que o Poder Executivo promova campanhas educativas para a população sobre o combate à pandemia e importância do isolamento. O objetivo é tornar a propagação da doença minimamente administrável para garantir o acesso a saúde para todos que necessitem. Com a aprovação, o Conselho Municipal de Saúde vai agora buscar o Prefeito e o Ministério Público para a efetivação das medidas.

TL COMENTA

O prefeito de Natal Álvaro Dias ainda não se manifestou sobre a nota do Conselho composto por sindicalistas de trabalhadores de Saúde.

Dias está retornando nesse momento  de Brasília e quando chegar deverá se reunir com o Comitê Científico de Natal, que tem na presidência o médico e professor Fernando Suassuna. É um comitê plural formado por vários representantes da sociedade civil da capital potiguar.

Em outro momentos, o prefeito já se manifestou contra o Lockdown. Não há quem aposte na mudança de postura nesse momento que outras capitais começam a flexibilizar as regras de isolamento social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *