19 de abril de 2024
Conversa com...

Conversa com… a calígrafa Célia Albuquerque

439c364a-5d6e-404e-8f51-e248465fcb42

A nossa conversa com deste domingo é com uma artista e super profissional da cidade.

Ela é top no que faz. Encanta noivas e noivos com a sua arte de desenhar as mais belas e elegantes letras em convites especiais, para momentos idem.

A nossa convidada é a calígrafa Célia Albuquerque. A conheci em 2010, na ocasião do casamento da minha irmã caçula. De cara, a melhor empatia com o trabalho e a pessoa de D. Célia, um ser de luz, de calma, de elegância nata, de alma de artista e mãos de fada.

Além da arte da caligrafia, D. Célia é pintora e ceramista, com exposições já realizadas mundo afora. Ou seja, tem arte na veia.

Como nosso espaço tem compromisso com tudo que é bom, convidamos D. Célia para falar sobre uma das suas artes que encanta de forma unânime: a sua caligrafia.

A seguir um papo agradável com a calígrafa Célia Albuquerque

Célia Albuquerque
Célia Albuquerque

Como anda o mercado de caligrafia?
O mercado de caligrafia tem se modificado ao longo do tempo. As festas atualmente são menores e embora a lista de convidados a ser caligrafada tenha diminuído, novos serviços estão sendo incorporados ao setor. Caligrafia é um serviço em constante adaptação e evolução.

Caligrafia é considerada uma arte?
Ao longo da história a escrita deixou de ser apenas uma forma de se expressar e passou a ser considerada uma verdadeira arte. Caligrafia é definida como “a arte ou técnica de escrever à mão, formando letras e outros sinais gráficos elegantes e harmônicos, segundo certos padrões e modelos estilísticos ou de beleza e excelência artística. ” Altamente valorizada nos países orientais, em especial na China, a caligrafia vem ganhando prestígio em vários lugares do mundo. O estudo e a busca do conhecimento para melhor desenvolver a sua técnica própria também requerem pesquisa de materiais e aperfeiçoamento constante de nossas habilidades artísticas.

Há alguma novidade ou tendência na caligrafia?
A caligrafia se aperfeiçoa constantemente e ganha novos suportes e mercados. Com o surgimento das técnicas de “Lettering” as pessoas têm incorporado a caligrafia a diversos segmentos, desde elementos decorativos, como paredes e quadros, a peças utilitárias. Com a difusão da arte nas mídias digitais vemos o “escrever bonito” pode se aplicar a tudo.

Como a senhora ingressou nesse ramo?
Fui aluna de um colégio de freiras e quando identificaram a facilidade que eu tinha para desenhar, investiram plenamente na minha formação artística. Acreditaram em meu potencial, mesmo eu tendo apenas 9-10 anos, e me incumbiram de produzir os painéis, cartazes, cartões e faixas para os eventos do colégio. Isso construiu em mim a certeza das minhas habilidades e a confiança necessária para eu me desafiar continuamente e trilhar meu caminho nas Artes.

Quem são os clientes atuais? A maioria noivos?
A caligrafia em convites é, em sua maioria, destinada a casamentos. No entanto há também crescente procura por outros eventos como aniversários, renovação de bodas, convites de formatura, preenchimento de diplomas e certificados. Cresce também a procura por presentes personalizados, onde a caligrafia se destaca em quadros e em scrapping.

O que é necessário para um trabalho de qualidade?
Uma das coisas mais importantes é reconhecer nosso potencial e investir em aperfeiçoamento constante. Não há espaço para amadorismos, pois o profissionalismo vai sempre trazer resultados que imprimem não apenas a técnica e a beleza, mas o oferecimento de um produto final tratado de acordo com as especificidades da ocasião. É necessário pesquisar e dominar o seu material de trabalho e saber o que melhor vai se adequar a cada caso. É necessário pesquisa e crescimento constante. Aperfeiçoamento constante é essencial para transformar cada peça em uma obra de arte.

E quanto a sua seara como Artista Plástica, alguma novidade?
Enquanto artista plástica consigo conciliar muito bem o trabalho de caligrafia e as demais técnicas que desenvolvo no ateliê. Dentro do nicho de eventos e caligrafia tenho lançado a tendência de personalização de aquarelas, que são utilizadas para a estampa dos convites e brindes do evento, coroando a ocasião com uma imagem que traduz o momento. Podemos retratar a igreja onde será realizado o evento, o lugar do primeiro beijo, do batizado ou qualquer outra forma singular que torne o momento ainda mais especial. A técnica da aquarela, que sempre foi minha paixão, está alcançando novos espaços e tendo renovada valorização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *