29 de março de 2024
Coronavírus

COVID-19 E ESCRAVIDÃO

2ABB1044-98D1-4FBF-9DAE-C9A88447637C

Fonte: The New York Times, 25/05/2020, do artigo de opinião.

Não é obesidade.  É escravidão.

Sabemos por que o Covid-19 está matando tantas pessoas negras.

Por Sabrina Strings.

No momento em que os afro-americanos experimentam as maiores taxas de complicações graves e morte por coronavírus, a obesidade surge como explicação.

A narrativa cultural de que o peso dos negros é prenúncio de doenças e morte há muito tempo serviu como uma digressão perigosa das reais fontes de desigualdade.

É difícil obter dados confiáveis, mas as análises disponíveis mostram que, em média, a taxa de mortes de negros é 2,4 vezes maior que a dos brancos com Covid-19.

Em estados como Michigan, Kansas e Wisconsin e em Washington, DC, essa proporção salta para cinco a sete negros morrendo de complicações no Covid-19 por cada morte branca.

Mesmo antes do Covid-19, os americanos negros tinham taxas mais altas de múltiplas doenças crônicas e menor expectativa de vida do que os americanos brancos, independentemente do peso.

Isso é uma indicação de que nossas estruturas sociais estão falhando conosco.

Essas falhas – e a crença que os corpos negros são excepcionalmente defeituosos – estão enraizadas em uma era vergonhosa da história americana que ocorreu centenas de anos antes dessa pandemia.

A era da escravidão foi quando os americanos brancos determinaram que os americanos negros precisavam apenas das necessidades básicas, para mantê-los seguros e saudáveis.  Isso limitou o acesso das pessoas negras a alimentos saudáveis, condições seguras de trabalho, tratamento médico e uma série de outras desigualdades sociais que afetam negativamente a saúde.

Dra. Strings é professora associada de Sociologia na Universidade da Califórnia em Irvine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *