28 de março de 2024
CULTURA

Covid-19: Paciente de Natal espera até 6 horas por ambulância

Matéria da Folha de São Paulo com participação do repórter Luis Henrique Gomes, que também é desta TN. 

22/06/2020 – NATAL – Movimento nas UPAs contra o Covid-19 – UPA da Cidade da Esperança - Foto: Alex Régis/ Tribuna do Norte

Em Natal e Salvador, doentes graves chegam a esperar até seis horas dentro de ambulâncias particulares e do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência). Na prática, sem vagas nas UTIs, as viaturas são transformadas em leitos temporários.

Na região metropolitana de Natal, nenhum leito está vago desde a última semana de fevereiro.

Os pacientes estão sendo atendidos em leitos improvisados nas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento). Segundo a Secretaria de Saúde de Natal, 35 pacientes com Covid-19 estão na fila de espera da UTI; outros 12 suspeitos também aguardam a regulação.

Rejane Maria Soares, 58, era uma destas pacientes até a quarta-feira (03). Ela foi internada na manhã de segunda-feira (1º) com falta de ar, depois de tratar os sintomas da Covid-19 durante uma semana em casa.

Na noite do mesmo dia, foi colocada na lista de espera por um leito de UTI devido à gravidade da doença e esperou durante 48 horas. Ela precisou ficar seis horas sentada numa poltrona que servia de leito improvisado diante da lotação da unidade de saúde.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, a maior dificuldade é a abertura de leitos na mesma velocidade do aumento das internações.

“Não conseguimos fazer convocações e nem realizar contratação temporária de profissionais com qualificação necessária para atuar nas UTIs.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *