19 de abril de 2024
Coronavírus

COVID-19 : RN no “em alta” da Globo ou “desacelerado” da Folha de São Paulo?

grafico 2

Mais um balde água fria no clima de dias melhores em tempos de pandemia para o potiguar.

O Rio Grande do Norte saiu do “em queda”que vinha há mais de uma semana para o “em alta”, segundo o gráfico apresentando pelo Jornal Nacional de sexta-feira.

O que teria havido para justificar o dado, se ontem estávamos com 3 óbitos nas últimas 24 h?  Número que vem se mantendo, aliás, nas últimas semanas.

Para gerar mais curiosidade ainda,  o gráfico publicado pela Folha de São Paulo apresentado a partir da mesma média móvel e dos mesmos dados coletados pelo Comitê de Imprensa. Lá, o RN segue azul e “desacelerado”.

Como não houve aumento de ocupação de leitos Covid – clínicos ou de UTI – e nem aumento de óbitos nos últimos dias a única explicação é a confirmação de mortes ocorridas em meses passados e que estavam na coluna de SUSPEITOS, então a média sobre e a migração do gráfico como consequência.

Nunca demais lembrar que o RN teve falta de insumos para realizar exames entre maio e julho, logo esses resultados só estão sendo atualizados agora. E, claro, a média aumenta.

De positivo,  a realidade não é a de hoje.

E de lamentável que o alerta poderia ser feito pelo próprio Governo do Rio Grande do Norte através de nota no Jornal Nacional ou através de sua assessoria.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *