25 de abril de 2024
Meio Ambiente

Da Amazônia para Glasgow: Uma ativista indígena diz: ‘Não temos mais tempo’.

FF912B57-BEDF-41E1-B1F2-51B5BC3E32B5
Txai Suruí, ativista indígena do Brasil, na conferência climática da ONU em Glasgow. Foto: Oli Scarff / Agence France-Presse – Getty Images

Era o tipo de holofote associado a uma certa outra jovem ativista climática: um salão cheio de líderes mundiais e um espaço para falar antes do secretário-geral das Nações Unidas.

A mulher em destaque não era Greta Thunberg, mas Txai Suruí, uma ativista climática indígena brasileira de 24 anos, que fez sua primeira aparição no cenário mundial.

No dia da abertura da cúpula do clima global em Glasgow, ela fez um apelo eloqüente chamando a atenção para o devastador desmatamento da Amazônia.

“A terra está falando”, disse Suruí.  “Ela nos diz que não temos mais tempo.”

“Os animais estão desaparecendo”, acrescentou ela.  “Os rios estão morrendo e nossas plantas não florescem como antes.”

Suruí disse aos chefes de estado presentes que eles estavam “fechando os olhos para a realidade” e que seus cronogramas para reduzir as emissões de carbono e diminuir o uso de combustíveis fósseis não eram adequados.

“Não é 2030 ou 2050”, disse ela.  “É agora.”

O discurso de Suruí na cúpula ocorreu enquanto os organizadores enfrentavam críticas por uma omissão notável do programa: Greta Thunberg, que disse não ter sido convidada, mas se juntou a vários manifestantes na segunda-feira do lado de fora da sala de conferências.

Relembrando aos líderes mundiais o assassinato de uma de suas amigas de infância, que ela disse ter tentado combater o desmatamento, Suruí disse que testemunhou em primeira mão os efeitos das mudanças climáticas.

“Os povos indígenas estão na linha de frente da emergência climática”, disse ela.  “Devemos estar no centro das decisões que acontecem aqui.”

Suruí disse que seu pai, um chefe tribal, a ensinou “devemos ouvir as estrelas, a lua, o vento, os animais e as árvores”.

TL Comenta:

Única indígena a discursar, a estudante de Direito em Rondônia é a presença brasileira mais destacada na Conferência do Clima, (não atendida pelo Presidente da República),  e tem um nome que sintetiza o que o encontro procura.

Txai: (Mais que amigo/ mais que irmão, a metade de mim que existe em você/ e a metade de você que habita em mim)  Suruí: (gente de verdade, nós mesmos”.

A star is born  in Glasgow.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *