24 de abril de 2024
Judiciário

Deltan Dallagnol perde no Conselho do Ministério Público por 9 votos a 1

deltan_lavajato-1024x683

Do Radar na Veja 

O CNMP aprovou nesta terça, por 9 votos a 1 voto, a aplicação de pena de censura contra o procurador Deltan Dallagnol por sua atuação nas redes sociais durante a eleição para a presidência do Senado, em fevereiro de 2019.

A punição de  cria dificuldades para que Deltan avance internamente na carreira, a partir de promoções, por exemplo.

O colegiado puniu o ex-chefe da Lava-Jato no procedimento aberto a pedido do senador Renan Calheiros, que alegou ter o procurador usurpado as funções de integrante do MPF para tentar interferir na eleição interna do Senado.

Os integrantes do CNMP seguiram o voto do relator do processo, o conselheiro Otavio Rodrigues, que entendeu que  “um membro do MPF” interferiu no processo eleitoral do Senado.

“(Deltan) sentiu-se no direito de interferir nas eleições pra presidente do Senado. Não eram meras manifestações de apreço ou desapreço. Ele foi além: incentivou uma campanha contra o sistema de votação”, disse Otavio. 
DO TL 

Entre os 9 votos contra Deltan O do ex-procurador geral do Rio Grande do Norte, Rinaldo Reis, que hoje exerce a função de Corregedor no Conselho Nacional do Ministério Público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *