20 de abril de 2024
Operações

Depois da pirotecnia, o que fica da Operação Lectus no RN

unnamed

Um dia depois que a Polícia Federal deflagrou a Operação Lectus no Rio Grande do Norte, a ressaca e decodificação do ocorrido.

Segundo os investigadores, a operação tem como origem um inquérito policial instaurado em setembro de 2020, com base em auditoria da CGU.

Na época, foi identificado “direcionamento da contratação de empresa” para fornecimento de leitos de UTI para o Hospital Cel. Pedro Germano, ausência de capacidade técnica e operacional da empresa contratada e indícios de desvios.

 REAÇÃO DO GOVERNO 

Primeiro deslocar qualquer declaração do núcleo político do Governo Fátima Bezerra (PT).

O controlador Pedro Lopes Cardoso deverá centralizar as explicações/declarações sobre as acusações feitas pela AGU e Polícia Federal.

A princípio, chama atenção uma “invasão de  competência” da Advogada Geral da União para fiscalizar contratos que não foram pactuados com recursos do Governo Federal. Esse caminho deverá ser usado na defesa do Governo.

Há também uma certa tranquilidade sobre a acusação de direcionamento  de empresas contratadas para prestar serviços nos leitos de UTI Covid.

É que tudo foi feito através de parearia com o Ministério Público do Estado. Ou seja, foi dado um “aval” antecipado de um órgão fiscalizador e acima de qualquer suspeita nesse tipo de denúncia.

Depois do chamamento público da Sesap (Secretaria de Saúde), 50 empresas convidadas, mas  apenas seis mostraram interesse. Entre elas as contratadas com declarações e experiência no serviço pactuado .

Chama atenção também dos técnicos do Governo o valor apresentado como prejuízo;  R$ 4 milhões.

Para quem teve acesso aos números, algo fora da realidade, vez que este é o valor total na soma de contratos. Como poderia, então, ser a conta apresentada só de preju?

SEM COINCIDÊNCIAS 

Por fim, a “coincidência” da data da Operação.

Não há quem acredite nos corredores do Centro Administrativo que a data da Operação, com Lula em Natal, e a maioria dos governadores do Nordeste reunidos para pauta importante do Consórcio ter sido mero acaso.

O grande finale foi abafado por carros pretos e mais de 50 policiais

Uma ilação difícil de ser provada, mas que afaga o peito e preenche o discurso dos dias seguintes que virão..

3 thoughts on “Depois da pirotecnia, o que fica da Operação Lectus no RN

  • observanatal

    O Governo de Fátima é tão incorruptível quanto o de Bolsonaro. Iguais. Mas a CPI no Senado rende muito mais do que a CPI da ALRN.

    Resposta
  • PedroArtur

    Sra Jornalista . no seu comentario a Sra fala entao que esse governo ( Fatima ) eh inocente , pergunta ao ex vereador do PT Fernando Lucena se ele concorda com a Sra.

    Resposta
  • Junior

    Quem jogou no ventilador foi Fernando Lucena, quem não lembra do vídeo dele, ali ele mostrou o caminho das pedras. Assim como Roberto Jefferson, Lucena prestou um enorme serviço ao povo honesto do RN.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *