29 de março de 2024
CULTURA

Deputada Natália Bonavides denunciou uso ilegal da ABIN para aliados de Bolsonaro

unnamed

A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) denunciou o uso ilegal da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) à PGR.

Segundo ela, o uso é  para assessorar parlamentares da base do Governo Bolsonaro na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a conduta do Governo Federal frente à pandemia de Covid-19.

 Em publicação da Revista Crusoé de 07 de maio de 2021 foi revelado que a ABIN fez um requerimento urgente aos agentes de inteligência distribuídos pelo país, determinando a compilação de dados sobre irregularidades relacionadas à pandemia em âmbito estadual e municipal.

A revista registrou que a ordem foi enviada por mensagem de Whatsapp, um dia após o depoimento do ex-ministro Mandetta à CPI, ou seja, na manhã do dia 05 de maio de 2021.

 Ainda segundo a revista, foi o Centro de Inteligência Nacional (CIN), órgão diretamente subordinado ao diretor-geral da agência, que determinou a coleta dessas informações.

Confirmando esse uso ilegal da ABIN, o seu diretor-geral, Alexandre Ramagem, reconheceu a existência da ordem e defendeu o uso da agência para coleta das informações que irão subsidiar a atuação da base parlamentar do governo na CPI.

Para a deputada autora da denúncia é inaceitável que Bolsonaro continue utilizando a estrutura pública para esconder seus crimes e de seus familiares e aliados.

“O uso da ABIN por parte do Governo para resolver e abafar seus crimes já virou prática comum e isso é inaceitável.

O Governo Federal está fazendo uso, mais uma vez, inadequado da ABIN ao tentar utilizar a agência para criminalizar a atuação dos governadores no combate à pandemia e para subsidiar a atuação dos parlamentares governistas na CPI. Isso não pode continuar”. 

 Na petição, a parlamentar afirma que “não há nenhum interesse público em a ABIN ser usada para subsidiar a tese de defesa do Governo Federal em uma CPI”.

3 thoughts on “Deputada Natália Bonavides denunciou uso ilegal da ABIN para aliados de Bolsonaro

  • Paulo Cesar

    Fofoca, mimimi, falácia, conversa mole, não tem o que fazer, revolta , fuga da realidade desespero

    Resposta
  • Esse é mais um excremento político que envergonha o Rio Grande do Norte, um Estado que já teve Aluízio Alves, Dinarte Mariz e Djalma Marinho como represetantes federais, hoje eleger uma coisa dessa é para fechar o Estado. O que essa porcaria fez, no exercício do mandato, em benefício do Estado? Não passa ela de mais uma energúmena eleita pelo PT que não passa de um partido produtor de corruptos. A CPI da Assembléia vai desvendar os desvios ocorridos no desgoverno Fátima/Anteno é do obreiro Mineiro.

    Resposta
  • observanatal

    Se está usando, de novo, a ABIN tem que ser denunciado. Também punido.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *