20 de abril de 2024
Emprego

Desemprego bate recorde e chega a 14, 8 milhões de brasileiros

unnamed

Do Poder 360 

O número de pessoas que procuravam emprego somou 14,8 milhões no trimestre encerrado em abril, segundo a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta 4ª feira (30.jun.2021).

A taxa de desocupação chegou a 14,7% e mantém o recorde do maior nível registrado da série histórica iniciada em 2012.

A taxa de desocupação ficou 0,4 ponto percentual acima do trimestre encerrado em janeiro – 14,2%.

Com isso, o número de desempregados variou 3,4%, com mais de 489 mil pessoas desocupadas.

“Na comparação com o trimestre fechado em abril do ano passado, quando foram observados os primeiros efeitos da pandemia, o mercado de trabalho ainda registra perdas na ocupação, mas num ritmo menor“, disse o IBGE.

Os trabalhadores com carteira assinada no setor privado ficaram estáveis em 29,6 milhões no trimestre. Na comparação anual, porém, houve uma redução de 8,1% ou menos 2,6 milhões de pessoas. Os empregados no setor privado sem carteira também ficaram estáveis (9,8 milhões). Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, foi registrada uma redução de 3,7%, com menos 374 mil pessoas.

A categoria dos trabalhadores domésticos foi estimada em 5 milhões de pessoas. Frente ao mesmo trimestre do ano anterior, esse grupo de trabalhadores reduziu 10,4%, menos 572 mil pessoas. Os empregados do setor público ficaram estáveis em 11,8 milhões.

Já o número de empregadores com CNPJ (3,1 milhões) manteve o recorde de menor contingente da série histórica iniciada no 4º trimestre 2015, quando começou a ser pesquisada a diferenciação de profissionais com e sem CNPJ.

A taxa de informalidade foi de 39,8% no trimestre até abril, o que equivale a 34,2 milhões de pessoas, não havendo variação significativa em relação ao trimestre anterior (39,7%).

Há um ano, o contingente era 34,6 milhões com uma taxa de 38,8%. Os informais são os trabalhadores sem carteira assinada (empregados do setor privado ou trabalhadores domésticos), sem CNPJ (empregadores ou empregados por conta própria) ou trabalhadores sem remuneração.

5 thoughts on “Desemprego bate recorde e chega a 14, 8 milhões de brasileiros

  • observanatal

    O bolsonarismo ainda olha pelo retrovisor, acusando ainda Dilma. Mas olhar para frente, ninguém olha. Nem esperança conseguimos ter.

    Resposta
  • Rogério

    SE nós trabalhadores fôssemos na onda do pessoal do FIQUE EM CASA recebendo salário, estaríamos aí junto com esse pessoal. A postura do presidente fez com que eu é muitos continuássemos TRABALHANDO. Quem critica é quem ficou no bem bom, em casa, claro, e recebendo, aí é molezinha, meu na chupeta.

    Resposta
    • observanatal

      Na hora de dormir, Rogério ignorante, você coloca rolha?

      A crise do desemprego não é só Covid, é a incompetência econômica do governo desse país.

      Resposta
  • Maria das Graças de Menezes Venâncio

    Preocupa o desemprego. Notadamente, aqui no RN e no Nordeste. Ainda se tem que separar o que se acredita ou não.

    Resposta
  • Rogério

    É muito ignorante esse cabra que se diz ObservaNatal, um ANALFABETO FUNCIONAL. Deve ser formado nas coxas. Se eu coloco rolha, Eu sei bem o que vc coloca pra dormir.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *