18 de abril de 2024
Coronavírus

Despedida coletiva: “Entramos no Ministério juntos, estamos juntos e sairemos juntos”

coletiva-bb8d6f0ca8de47cd02b2196b22e0dc42

As 16 h, como nos últimos dias da Quarentena do brasileiro, o ainda Ministro Luiz Henrique Mandetta chegou para coletiva no Palácio do Planalto com o time completo nesta quarta-feira.

Os secretários Gabbardo e Wanderson, este último já tido como fora do Ministério porque hoje sua carta de demissão foi o prato do dia nas editorias especializadas.

Mandetta nem esperou as perguntas para chegar ao tema:

“Entramos no Ministério juntos, estamos juntos e sairemos juntos”. ..

Com a resposta mais esperada dada antes dos primeiros cinco minutos, pode conduzir a coletiva com o equilíbrio, serenidade, leveza e segurança de sempre.

Não quis mascarar a situação como ela é. Sim, está só esperando a hora dita pelo chefe  para dizer … tchau.

Até lá, vai agindo como o ministro mais forte do Governo Bolsonaro.

E é.

Segundo pesquisa da Atlas Político , divulgada hoje, a saída de Mandetta é rejeitada por 76, 2% dos brasileiros. E que 72, 2% apoiam o isolamento social durante a crise.

E foi conduzindo respostas e ouvindo respostas como um maestro de uma orquestra que vai guardar os instrumentos daqui a pouco com o teatro repleto, aplaudindo de pé.

A recomendação do Planalto era não haver perguntas e até a sugestão para a não participação do Ministro. Não ocorreu uma coisa, nem outra. Despedida em grande estilo!

Teve mais reforço da importância do isolamento social, teve mais ressalvas sobre o uso da cloroquina, teve mais comparações com outra curvas da pandemia no mundo.

Teve elogio aos companheiros de Ministério Paulo Guedes e Sergio Moro. Teve até estocada bem humorada ao ex-ministro Osmar Terra:

-” Mesmo sem compreender, eu respeito as angulações do ex-ministro Osmar Terra”

Mas foi leve:

– Baseado em ciência é esse o caminho que eu tenho a oferecer. Nosso foco é nas pessoas. Nosso adversário é o Coronavirus”. 

É essa visão;  com ciência, política, paciência, filosofia, harmonia de equipe, atenção às diferenças de Estados e municípios que o Brasil deve perder nas próximas horas/dias.

Esperemos os próximos capítulos com a fé e ponderação que a equipe do Dr. Mandetta nos deixa de exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *