23 de abril de 2024
Governo

DETRAN cobra multa indevida sobre IPVA quando órgão estava fechado

consultar-debitos-de-veiculos-detran-go

É uma situação difícil de entender, mas aparentemente fácil de resolver por parte do DETRAN aliado a Secretaria de Tributação do Rio Grande do Norte.

Não bastasse a crise dos CPFs e CNPJs, algumas situações agravam mais e dificultam à volta ao novo normal para concessionárias, despachantes, consumidores.

Desde o início da pandemia, em março, os processos de emplacamento de carro novo estavam suspensos. Ficou assim até 10 de junho.O órgão estava fechado e sem atendimento ao público de forma virtual.

Acontece que para pagar os IPVAs anteriores e vencidos, quando nada estava funcionando, tem que pagar uma multa INDEVIDA de um período que não foi pago porque o processo não foi aberto por determinação do próprio DETRAN, ou seja, por não está aberto ao público.

A situação se agrava quando se fala em processos de compra de carro por deficiente físico isentos – por lei – de pagamento de IPVA, que estão sendo obrigados a pagar o vencido durante os três meses de fechamento para terem seus processos concluídos e o devido emplacamento.

A crítica de quem sofre na pele com o descaso também recai ao Secretário Carlos Eduardo Xavier (Tributação), que tem se virado nos trinta para ajudar nas coletivas de Saúde, mas que acaba adiando um solução para o imbroglio posto.

19 thoughts on “DETRAN cobra multa indevida sobre IPVA quando órgão estava fechado

  • observanatal

    Cadu sabe a dificuldade na devolução desses valores. Três meses e ninguém se propôs a facilitar a vida do cidadão.
    Vai acabar deixando para a próxima gestão.

    Resposta
  • Marcos Rangel

    Quanto a deficientes , em SP assim que foi disponibilizado no site do Detran eu fiz o primeiro emplacamento sem problemas , é só informar por escrito na própria cópia de um dos documentos escaneados que o veículo é isento de IPVA e pronto , dá tudo certo sem problemas em 3 dias estava com o CRLV em mãos após imprimir e também no celular.

    Resposta
  • Eloisio

    Está acontecendo o mesmo comigo. Agora terei que pagar 500,00 a mais porque eles fecharam e eu não conseguia pegar o documento.
    Como vai ficar isso?

    Resposta
  • Elisa

    Aguardo o juizado reabrir para entrar na justiça por multa abusiva. Precisei pagar mesmo com a multa abusiva Pg estava transferindo. Multa por ATRASO, no IPVA 2020 de mais de 26%. é um absurdo. Alquem precisa corrigir isto.

    Resposta
  • SAMUEL

    Eu fui fazer documento do meu carro tinha um valor absurdo de atraso do IPVA paguei porque se não eles prende o carro fica pior a situação

    Resposta
  • Lazaro Marta

    Deveria era da o perdão do IPVA este ano porque a situação não está das melhores

    Resposta
  • Eliane

    Eu também fui prejudicada.
    Recebi o carro em abril e por ser PCd estão me cobrando IPVA mais multas.
    Como resolver isto?

    Resposta
  • Diego

    Ba eu gostaria de reclamar sobre uns Correios por que faz mais de 4 meses que paguei os documentos e não vieram para o indereço

    Resposta
  • Daniel Paulo

    ABSurdo cobra multa p atraso IPVA estavam fechado este ano quem pg sem dinheiro

    Resposta
  • Propício Santos

    Todos Detran da União tem falhas, começando no atendimento onde nenhum tem clareza cada pessoa diz uma coisa diferente, p piorar nos bastidores dessas instituições tem seus interesses voltado p si não tem prazeres de manter o direto do cidadão brasileiro, nem tão pouco ler a constituição Federal pior parece q os bastidores não prioriza a comunicação e nem quem presidi faz auditoria interna e assim a lama da corrupção aumenta, leio diversos assuntos de tudo q acontece nos Detrans, tendo cidadania paulistana e três anos sai de ssp la ja vi tantas coisas e comigo foram diversas coisas morando em outro estado chegava multas e qndo enviava meus filhos eles davam declarações totalmente sem verdade e na última fiz uma varredura fui pessoalmente, depois fui secretaria da Fazenda p notificar algumas circunstâncias e estava em outro estado com o veículo e não transitava mais na capital paulista e nunca achava uma solução, enfim tive perdas paguei e transferir p o Paraná, nosso país é campeão nas corrupções, desvalorizar um professor é matar a chance do povo de se defender ou conhecer seu direito constitucional e p piorar é formado quadrilhas, pessoas q cria organização dentro dos departamento público p manipular interesse ilícito voltado p o lucro de toda natureza podre q passa por cima da constituição sou pobre materialmente mas minha dignidade e liberdade foi meu Criador q me concedeu e luto todo dia p o diabo não achar uma fraqueza, sou homem sujeito as propostas mas qndo temos uma consciência q não iremos levar nada desse mundo mas aqueles que faz manobras por trás dos bastidores ou por uma posição q foi entregue serão todos jugado num tribunal não de homens e q suas penas serão a ida p o hades.

    Resposta
  • Vcs ainda estão no lucrou ,eu paguei 50% a mais no documento do meu carro em MG

    Resposta
  • Klaus

    Paguei com nó na garganta, pois nada adianta reclamar na ouvidoria da secretaria da fazenda, que sequer respondem. Ainda, demorei 2 dias para entender a situação e tive que recalcular, com mais 38 reais de prejuízo. U.a vergonha Nacional!

    Resposta
  • Klaus

    Paguei com nó na garganta, pois nada adianta reclamar na ouvidoria da secretaria da fazenda, que sequer respondem. Ainda, demorei 2 dias para entender a situação e tive que recalcular, com mais 38 reais de prejuízo. Uma vergonha Nacional!

    Resposta
  • Jackson

    Eu paguei 290 de juros um abisurdo

    Resposta
  • Dalto

    Comprei um carro no mês de abril só consegui emplacar em junho mesmo assim foi cobrado uma multa no valor de 126 reais.

    Resposta
  • Comprei um carro no mês de abril só consegui emplacar em junho mesmo assim foi cobrado juros no valor de 126 reais.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *