23 de abril de 2024
GastronomiaImprensa Nacional

DOM volta ao ranking dos 3 melhores restaurantes da América Latina – Veja lista

b32fc182a67342a8ffeffb863e961c61--sao-paulo-brazil-travel

Da Folha 

Algumas coisas não mudam e, no caso da premiação 50 Best América Latina, é a presença dos restaurantes peruanos entre as primeiras posições.

Na cerimônia que aconteceu nesta segunda-feira (22), o primeiro e segundo colocados foram, respectivamente, o Central e o Maido, ambos em Lima, reafirmando uma hegemonia de quase uma década —furada apenas no ano passado pela parrilla Don Julio, que ficou em primeiro lugar.

Entre os brasileiros, houve uma verdadeira dança das cadeiras: o mais bem colocado, o D.O.M (3ª posição), de Alex Atala, subiu dez posições.

Na sequência, vieram os também paulistanos Maní (7º lugar), que subiu 16 posições, e a Casa do Porco (11ª colocação), que caiu sete —mas ainda detém a melhor classificação entre os brasileiros na versão global do ranking.

A premiação, batizada de Latin America’s 50 Best Restaurants 2021: Pasado y Futuro, teve sua organização reformulada neste ano: a lista traz 100 restaurantes, em vez de 50 endereços como nas edições anteriores, e foi resultado de uma compilação feita com base nos votos das oito edições do prêmio, que aconteceram entre 2013 e 2020.

 Na sequência entre os restaurantes brasileiros vieram o carioca Lasai, que caiu uma posição e consta em 22º, e o Mocotó, que escalou dez colocações e agora está em 23º.

Retornaram à lista o paulistano Fasano (66º lugar), depois de sete anos, e o carioca Oro (51º). Perderam posições o curitibano Manu (49º), o carioca Oteque (41º) e o paulistano Evvai (65º).

Com a ampliação da lista, novos restaurantes brasileiros ganharam espaço no ranking. Entre os paulistanos, estão o Komah (88º), o Arturito (86º) e o Tordesilhas (75º).

Outra novidade é a entrada de restaurantes de outras capitais brasileiras. Vitória está representada pelo Soeta (77º). Belo Horizonte, por sua vez, tem o restaurante Glouton, na posição de número 68, do chef Leonardo Paixão.

Conheça os 10 melhores restaurantes da América Latina e os brasileiros da lista

1.Central (Lima, Peru)
2. Maido (Lima, Peru)
3. D.O.M. (São Paulo, Brasil)
4. Astrid y Gaston (Lima, Peru)
5. Pujol (Cidade do México, México)
6. Boragó (Santigo, Chile)
7. Maní (São Paulo, Brasil)
8. Quintonil (Cidade do México, México)
9. Tegui (Buenos Aires, Argentina)
10. Don Julio (Bueno Aires, Argentina)
11. A Casa do Porco (São Paulo, Brasil)

22. Lasai (Rio de Janeiro, Brasil)
23 . Mocotó (São Paulo, Brasil)

41. Oteque (Rio de Janeiro, Brasil)

49. Manu (Curitiba, Brasil)

51. Oro (Rio de Janeiro, Brasil)

54. Tuju (São Paulo, Brasil)

65. Evvai (São Paulo, Brasil)
66. Fasano (São Paulo, Brasil)

68. Glouton (Belo Horizonte, Brasil)

75. Tordesilhas (São Paulo, Brasil)

77. Soeta (Vitória, Brasil)

86. Arturito (São Paulo, Brasil)
88. Komah (São Paulo, Brasil)

90. Corrutela (São Paulo, Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *