19 de abril de 2024
Coronavírus

Dr. Enildo Alves sobre a cloroquina de Bolsonaro: “irresponsável e passível de punição”

jair-bolsonaro-cloroquina-847x540

Professor da UFRN da cadeira de hematologia, o médico Enildo Alves assistiu a apologia do Presidente Jair Bolsonaro a cloroquina com preocupação e sugere um alerta redobrado por parte dos meios de comunicação e do meio científico.

Alves teme que as entrevistas com video do presidente fazendo uso da medicação gere uma ilusão perigosa que existe cura e medicação para o Coronavirus, quando sabemos não ser verdade.

Segue abaixo o alerta de Dr. Enildo, que também combate o uso de Ivermectina como prevenção ao Covid-19:
A atitude do Presidente Jair Bolsonaro  é irresponsável e passível de punição, se não vejamos: É comum uma parcela da população se espelhar na autoridade maior do país, no caso do Brasil o presidente. Divulgar o exame que detectou a presença do COVID-19 e mostrar à população que em fases iniciais e sem maior gravidade a cloroquina pode ser tomada como seria o caso dele não tem qualquer fundamentação científica. O mundo científico mostrou sistematicamente que a cloroquina não trás qualquer benefício aos portadores de COVID-19 e pelo contrário pode causar efeitos colaterais gravíssimos incluindo arritmias cardíacas gravíssimas e morte. Sugiro que a imprensa brasileira que tem tomado posições contrárias às atitudes irresponsáveis do Sr. Bolsonaro exijam dele fundamentação científica nas suas opiniões. É lamentável que o chefe da nação tome atitudes desse tipo, inclusive a saída de dois ministros da saúde do seu governo (médicos) é fruto de, por não ser médico tomar decisões equivocadas. Com todo o respeito ao general que hoje toma as decisões na pasta da saúde tenha acertado na logística da abordagem de enfrentar esta virose. Defendo que a interinidade do disciplinado general acabe e seja definitivamente escolhido alguém com conhecimento de saúde para comandar o ministério da saúde. Há seis semanas abordei neste blog imparcial, território livre, a questão da abordagem terapêutica do COVID-19. Lamento ser contrário à colegas infectologistas que defendem o uso da ivermectina na terapia da doença. Esclareço que a referida droga tem absorção intestinal, por conseguinte, não chegando aos pulmões local preferencial do agente infeccioso (vírus) em nada ajudará ao combate da doença. Até hoje e com fundamentação científica a única droga que pode ajudar ao combate ao COVID-19 seja a dexametasona, corticoide que tem sido útil nas formas graves da doença. O referido corticoide não tem qualquer utilidade nas formas inicias da doença. Acredito que a forma mais segura de se combater esta pandemia ainda seja o isolamento social. Os antivirais como por exemplo o rendisevir, tamiflu, ou outros conseguem reduzir o tempo da doença em 5 dias e atenuar os sintomas da doença.

4 thoughts on “Dr. Enildo Alves sobre a cloroquina de Bolsonaro: “irresponsável e passível de punição”

  • observanatal

    Outro dia um vereador babão do presidente disse que Enildo Alves não teria credibilidade para falar sobre Ivermectina ou Cloroquina. O ex-vereador é realista, claro, objetivo. É distanciamento social e cuidados redobrados. É isso que salva.

    Bolsonaro é um tosco, um imbecil que se sente “imorrível”, e que pouco se importa com o povo desse país de gente que espera um salvador, e por isso erra tanto eleitoralmente. Tomem todos hidroxicloroquina mas não procurem a rede SUS.

    Resposta
  • Henrique

    É um absurdo o q estão fazendo, um amigo perdeu a vida por conta da CLOROQUINA. Teve um AVC por conta da medicação. Parabéns Dr. Enildo!! Nunca fui seu paciente mas só vejo elogios a sua pessoa na área da medicina.

    Resposta
    • Geraldo Batista de Araújo

      Enildo já faleceu? Ele era um bom hematologista.

      Resposta
  • Fabiana

    Concordo com o médico Enildo Alves. O presidente é irresponsável em gravar um vídeo tomando Cloroquina. Sabendo q não tem comprovação da eficácia e q seus seguidores natos podem cometer a mesma loucura, Sobre a ivermectina eu tomei já q não tem risco algum. Dr Enildo Alves te desejo força nessa luta incansável contra a cloroquina e muito obrigado pelo q fez ao povo de Natal.
    Obrigado pelo Samu.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *