29 de março de 2024
Eleições

ELEIÇÕES EM FAMÍLIA

 

7A1BBA78-4A62-4780-8FAE-C00652BD9865
A mais empolgante disputa neste segundo turno das eleições municipais está sendo travada nas beiras de praias, às margens dos rios e pelos alagadiços do
Recife.

Quando dois primos, ambos deputados federais, brigam pelo espólio de uma dinastia populista, o interesse é despertado e o noticiário político alimenta a desavença familiar.

O que acontece no estuário do Capibaribe-Beberibe, respeitadas as dimensões, tem similitudes locais que o tempo e os mais velhos não esqueceram.

A nova batalha dos guararapes evoca  uma buena ideia para que seja lembrada a epopeia que ocorreu na confluência de outros dois cursos temporários d’água, da bacia semi-árida do Bujari-Curimataú.

Na primeira eleição  de prefeitos pelo voto popular, o ineditismo já garantia o especial interesse pela primazia na história da paróquia.

Antes nomeados pelos governadores, eram os intendentes e interventores escolhidos pelos chefes políticos, consequências naturais dos apoios recebidos pelos candidatos vitoriosos ao cargo de governador.

Aptos a participarem do inédito jogo do campeonato municipal, os alfabetizados escolheriam pela maioria iletrada, num tempo em que votar não era tampouco moda feminina.

Era a estréia dos partidos fundados na redemocratização pós-guerra e que na multiplicidade, mantiveram a rivalidade bipolar por bons 20 anos.

UDN X PSD.

Na cidade que se destacava na região como a mais progressista, os grandes proprietários rurais escolheram, de novo,  um dos seus.

Dos mais abastados. Para exercer o cargo que só vinha sendo ocupado por parceiros tão poderosos.

Senhores mais velhos e experientes.

Mesmo que a legislação permitisse,  ninguém esperava que o filho do último prefeito nomeado fosse o adversário dos homens de maiores bens na Nova Cruz que ainda não havia perdido seus distritos de São José de Campestre, Passa e Fica, Monte Alegre (depois, por astúcia do Majó Theodorico Bezerra, Monte das Gameleiras), Serra de São Bento e Lagoa d’Anta.

Aos 35 anos, Lauro Arruda enfrentou e venceu o sogro, Totô Jacintho, em pleito inesquecível, digno de ser romanceado em versos de folheto de feira.

Na campanha, contou com o apoio e dedicação total da mulher que nunca deixou de beijar a mão do adversário do marido, nos rápidos encontros que se resumiam às bençãos paternas.

Para manter a liturgia do cumprimento filial, a futura primeira-dama não escolhia lugar.

Mesmo que fosse o comitê eleitoral do partido antagonista.

Os temas da campanha, ou foram censurados para as gerações seguintes ou mantiveram o nível respeitoso na dicotomia entre progressistas e conservadores.

Novo versus velho.

Tostão contra o milhão.

Menino.

Liso.

Histórias que se repetem em enredos cheios de emoções, intrigas, ambição e poder.

Refregas que deixam marcas.

Feridas que demoram a curar.

Pelejas que se multiplicam e perduram.

Assuntos de família.

Coisas da política.

DA606F13-C044-4809-AC65-48D05A6E746B

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *